Publicado em

Dia do Livro Português

Hoje, dia 26 de Março, começou oficialmente em Portugal o horário de Verão 2017 (na madrugada de sábado para domingo), tendo sido os relógios adiantados uma hora, sendo por esse motivo este o dia mais curto do ano, pelo facto de desaparecer uma hora em todos os relógios.

É também o Dia do Livro Português, criado pela SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) com o intuito de destacar a importância do livro e da língua portuguesa em todo o mundo e no saber da humanidade em geral.

Foi no dia 26 de Março de 1487 que se imprimiu o primeiro livro em Portugal: o “Pentateuco”, em hebraico, que saiu das oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro. Já o primeiro livro escrito em português foi impresso no Porto, dez anos depois, a 4 de Janeiro de 1497. Produzido pelo primeiro impressor luso, Rodrigo Álvares, o livro tinha o título de “Constituições que fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto”.

Entre os grandes livros da literatura portuguesa encontramos:

capa-mensagem250

MENSAGEM“, de Fernando Pessoa, “Os Lusíadas“, de Luís de Camões, “Os Maias“, de Eça de Queirós, “Amor de Perdição“, de Camilo Castelo Branco, “Auto da Barca do Inferno“, de Gil Vicente, “Memorial do Convento“, de José Saramago, “Sermão de St. António aos Peixes“, de Padre António Vieira, “Peregrinação“, de Fernão Mendes Pinto, “As Pupilas do Senhor Reitor“, de Júlio Dinis, “Bichos“, de Miguel Torga, “Viagens na Minha Terra“, de Almeida Garrett, “Aparição“, de Vergílio Ferreira, “Rimas“, de Bocage, “O Livro de Cesário Verde“, de Cesário Verde, “Clepsidra“, de Camilo Pessanha, “Gaibéus“, de Alves Redol, “Balada da Praia dos Cães“, de José Cardoso Pires, “Mau Tempo No Canal“, de Vitorino Nemésio, “As Mãos e os Frutos“, de Eugénio de Andrade, “A Sibila“, de Augustina Bessa-Luís, “Pena Capital“, de Mário Cesariny, “O Medo“, de Al Berto, “A Colher na Boca“, de Herberto Helder, “Felizmente Há Luar!“, de Luís de Sttau Monteiro, “Sinais de Fogo“, de Jorge de Sena, “Charneca em Flor“, de Florbela Espanca, “Poesia“, de Sophia de Mello Breyner Andresen, entre muitos outros, tais como:

Rotulos_Lusiadas.indd

Lições d’Os Lusíadas

Temos também grandes livros de fotografia dedicados ao património português, tais como:

capa-livro-ca-azulejosmaravilhasdeportugal190

Azulejos – Maravilhas de Portugal / Wonders of Portugal

capa-livro-centroatlantico-bibliotecas190pt

Bibliotecas – Maravilhas de Portugal

capa190_azulejo_braga

Azulejo em/in Braga – O Largo Tempo do Barroco / The Baroque Period

Entre vários outros livros de fotografia dedicados ao património português.

E, como não podia faltar, os essenciais livros técnicos de FOTOGRAFIA, tais como:

capa-livro-ca-fotografia-9ed-1000px

FOTOgrafia: Luz, Exposição, Composição, Equipamento e Dicas para Fotografar em Portugal“, da autoria de Joel Santos, que é o livro de FOTOGRAFIA mais vendido em Portugal.

capa-livro-ca-fotocomposicao190

FOTOcomposição – Princípios, Técnicas e Inspiração para criar fotografias únicas

capa-livro-ca-fotoedicao_3ed_BR

FOTOedição – O Guia Essencial de pós-Produção com Photoshop Lightroom e Adobe Camera Raw

capa-livro-ca-fotopad-4edi-190

FOTOpad (4.ª edição) (em formato Moleskine – com o clássico elástico)

04 - PHOTOSHOP_capa185

Adobe Photoshop CS6