Capa_FRAME

FRAME.IT

Projeto Frame It

Capa_FRAME

Frame It foi o resultado de um laboratório de formação e criação artística para jovens nas áreas do teatro e da fotografia. Este projeto, promovido pelo Pelouro da Juventude, contou ainda com a colaboração do Teatro da Didascália e da Cia Umpor1, na área do teatro, e do fotógrafo Jorge Silva, na área da fotografia.

O projeto resultou de um trabalho colaborativo de jovens numa interpretação teatral e fotográfica de vários estados emocionais.

O que se esconde por trás de uma imagem? Que identidades são essas que vemos? O que a imagem diz sobre nós? Essas e outras perguntas foram respondidas por jovens famalicenses, através de uma performance itinerante e exposição mapeada por alguns espaços da Casa da Juventude.

Palavras escolhidas para os trabalhos fotográficos:

– Extremo

– Fim

– Frustração

– Identidade

– Pressão

– Refúgio

– Tempo

Fotografia:

Francisco Pereira, Isaura Barbosa, Pedro Marques, Sofia Braga, Sónia Carneiro, Tiago Queirós e Tomás Pedro.

Direção artística: Jorge Silva

Teatro:

Ana Almeida, Ana Cadeias, Ana Coutinho, Ana Oliveira, Bruno Ribeiro, Daniela Alves, Daniela Pereira, Joana Yang e Matilde Cardona.

Direção artística: Juliana Moura e Bruno Machado.

 

EXTREMO

Alma, dor, suor…

A gravidade de uma alma colocada num só corpo….A diligência da mudança, a frustração da satisfação…

Um contentamento de forças, um principio de vida numa luz corporal.

Autora (fotografia e texto): Sofia Braga

FRAME IT - EXTREMO

 

FIM

Com este projeto fotográfico pretendo criar, primeiramente, um cruzamento de pistas que levam à ideia de um estado depressivo de uma personagem. São fotos a preto e branco, com bastante contraste, e alguns “apliques” em vermelho e colagens. Tudo para criar o ambiente caótico que representa o que vai dentro da cabeça da personagem. Com a segunda parte, pretendo criar uma quebra de todo um caos em que a personagem se encontrava,  neste caso por causa de uma rapariga. Gostava de passar a mensagem, de que nunca se deve ir abaixo, nunca nada está perdido! A vida é para ser vivida!

Autor (fotografia e texto): Tomás Pedro

FRAME IT - FIM

 

FRUSTAÇÃO

O que esperar deles? De toda uma geração impedida de alcançar os seus sonhos e os seus objectivos? Empurrados para a precariedade, marginalizados e descartáveis, diariamente cruzamo-nos com jovens que seguem uma vida completamente diferente daquela que gostariam, daquela que idealizaram, e pior, daquela que lhes foi prometida.

Autor (fotografia e texto): Tiago Queirós

FRAME IT - FRUSTRAÇÃO

 

IDENTIDADE

Ele trabalhava num escritório, escuro e monótono onde reproduzia todos os dias a mesma tarefa. Ela vivia no caloroso mundo da rebeldia sempre cheio de luz e aventura. Ambos viviam a vida que a sociedade os obrigava, ate que certo dia se cruzaram, após viverem aventuras juntos deixam a sociedade para trás e vão ser simplesmente eles mesmos.

Autor (fotografia e texto): Francisco Pereira

FRAME IT - IDENTIDADE

 

PRESSÃO

Liberta-te de toda a pressão.

Abraça uma nova oportunidade de mudança e descoberta pelo mundo da música. Deixa a tua alma ser livre e inspira-te nas emoções. Dá voz ao silêncio através da sensibilidade do violino. A tua música é melhor conselho que podes ouvir.

Autora (fotografia e texto): Sónia Carneiro

FRAME IT - PRESSÃO

 

REFÚGIO

Ela que procurava algo. Distante da efemeridade urbana do aqui e do agora; emersa do assombroso fardo do sucesso. Ela que se sucumbia ao desejo de uma natureza oculta, desconhecida, íntima e protetora. Incessantemente. Ela que se fundia com a alma virgem de um lugar ímpar; foi-se nos braços da mãe.

Autor (fotografia e texto): Pedro Marques

FRAME IT - REFÚGIO

 

TEMPO

Procuras por todos os cantos e silêncios a história de um passado escrito nos rasgos da memória. És um fantasma. Os teus passos são descritos por pequenos flashes sem luz nítida. Sob olhares e espreitadelas, escreves a história de trabalho, suor, feridas, gritos e sorrisos. És o inicio e o fim, o esconderijo perfeito e a saudade incalculável. És o destino, o meu destino.

Autora (fotografia e texto): Isaura Barbosa

FRAME IT - TEMPO