Publicado em

Lançamento do livro “20 retrato a cores / 20 color portrait”

Livro Retrato a Cores - BR

No próximo dia 25 de Fevereiro, pelas 16:30h será apresentado, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, o livro “20 retrato a cores / 20 color portrait”.

Biblioteca Municipal Ilhavo BR Biblioteca Municipal de Ílhavo

Avenida General Elmano Rocha Alqueidão

3830-198 Ílhavo

GPS: 40.605570, -8.671349

(clique na imagem para aceder)

 

20 retrato a cores”, da editora “Edições Vieira da Silva”, é o segundo de uma série de livros temáticos e colectivos de fotografia a serem lançados nos próximos anos, desta feita e como o próprio nome indica, com retratos a cores.

Retrato a Cores capa

Como refere Rui David (Vocalista da Banda “Hands on Approach”) o prefaciador:

“Neste livro, o retrato é abordado por este conjunto de fotógrafos de uma forma simples e descomplexada, por vezes mais arrojada, por vezes mais clássica. Mas percebe-se que o quebrar das regras é bem-vindo. E há alma nestes retratos, que emocionam e que nos despertam os sentidos. São saudáveis na sua essência. Aqui há amor! Há verdade. E há também maturidade fotográfica que se sente no pormenor.”

Nas páginas deste livro encontraremos diversidade sociológica, cultural, racial e etária nas pessoas retratadas. Contemplaremos rostos lavrados pelo tempo, olhos que fintam “futuros passados”, sorrisos desarmantes. Sentiremos a luz da juventude e a inquietação de quem não teme descobrir. Retratos do espontâneo, do improviso, da representação, da solidão.”

Com a coordenação editorial de João Fernandes (joãozero) e as receitas provenientes dos direitos de autor a reverter, mais uma vez, a favor da associação “Acreditar“, o livro “20 retrato a cores” lançado oficialmente no passado dia 10 de Dezembro de 2016, na Sala Alfama do Inspira Santa Marta Hotel, cidade de Lisboa, conta com 20 autores, cada um com 3 fotografias: RED – Benjamim Leandro de Medeiros, Carlos Gomes (Coimbra), Carlos Gomes (Luanda), Cátia Arnaut, Fernanda Magalhães, Filipe Correia, Helena Zália, João Monteiro, joãozero, José Rocha, JPedro Martins, Miguel C. Matias, Nelson Gomes, Nuno Andrade, Paulo Nogueira, Pedro Souto, Pereira Lopes, Rita Carmo Martins, Rui Crespim, Teresa Valente.

O segundo lançamento do livro “20 retrato a cores” será no próximo dia 25 de Fevereiro, pelas 16:30h na Biblioteca Municipal de Ílhavo.

Prefácio:

É com muita satisfação pessoal que apresento este livro, a convite de joãozero, cujo trabalho fotográfico sigo com bastante interesse há vários anos. Conhecemo-nos apenas virtualmente sendo a fotografia o elo de ligação entre nós e o mote para inúmeras conversas tecladas online. Somos ambos apaixonados pela fotografia, embora em vertentes diferentes, sendo que o João já tinha manifestado o interesse em trabalhar comigo num dos seus projetos. Decidiu convidar-me para prefaciar este livro do qual é co-autor e, apesar de não ser a área da fotografia onde desenvolvo o meu trabalho, aceitei prontamente.
Tal como a música, a fotografia é uma linguagem universal omnipresente no Mundo de hoje. O grande poder de uma fotografia reside no facto do seu conteúdo poder ser lido em todo o planeta. É extraordinário o seu poder documental, imprescindível, por exemplo, na área da informação. Uma fotografia pode mudar a forma como vivemos, como pensamos ou agimos.
Fotografar não se resume apenas ao verbo. Como dizia Henri Cartier Bresson “fotografar é colocar no mesmo eixo a cabeça, o olho e o coração”. O talento e a visão do fotógrafo potenciam a fotografia assim como toda a sua cultura, conhecimento técnico e sensibilidade emocional e artística.
Neste livro, o retrato é abordado por este conjunto de fotógrafos de uma forma simples e descomplexada, por vezes mais arrojada, por vezes mais clássica. Mas percebe-se que o quebrar das regras é bem-vindo. E há alma nestes retratos, que emocionam e que nos despertam os sentidos. São saudáveis na sua essência. Aqui há amor! Há verdade. E há também maturidade fotográfica que se sente no pormenor.
Nas páginas deste livro encontraremos diversidade sociológica, cultural, racial e etária nas pessoas retratadas. Contemplaremos rostos lavrados pelo tempo, olhos que fintam “futuros passados”, sorrisos desarmantes. Sentiremos a luz da juventude e a inquietação de quem não teme descobrir. Retratos do espontâneo, do improviso, da representação, da solidão.
Este é, em minha opinião, um livro de conteúdo fotográfico sólido e inspirador. São 20 talentosos fotógrafos que com a poesia que conferem aos seus trabalhos abrilhantam cada página deste livro que vale a pena ser visitado e revisitado.

Rui David
Setúbal, 28 de Junho de 2016
Rui David é fotógrafo e vocalista da banda portuguesa Hands on Approach

Ver também informações acerca do livro “20 fotografia de rua“:

20 fotografia de rua