Publicado em

“Mundo à Vista” – Tsaatan, o povo da Renas – Norte de Mongólia

A nova rubrica “Mundo à Vista” iniciada no passado dia 11 de Janeiro de 2018 no final do Jornal da Noite da SIC (entre as 21h14 e as 21h22) e SIC Notícias, com imagens do Joel Santos, autor do livro «FOTO | PHOTO Portugal», promete ser arrebatadora para os sentidos.

Mundo à Vista” leva-nos de África até à Ásia, a zonas remotas do globo, em busca de povos com um modo de vida raro, que pode estar em risco. No dia 11 de Janeiro, viajámos até ao norte da Mongólia, para conhecer os Tsaatan (Povo das Renas). Na próxima quinta-feira, dia 18 de Janeiro, descubra o próximo destino!

Imagem: Joel Santos | Texto e locução: Teresa Conceição | Edição: Rui Berton | Grafismo: Luís Bispo e Rui Aranha | Coordenação: Marta Reis | Direcção: Ricardo Costa | Agradecimento especial a Magali Tarouca.

FOTOPortugal / PHOTOPortugal

Portugal é um país de recantos mágicos, de História e de tradições, com uma diversidade de motivos de interesse que extravasa largamente a sua reduzida área territorial.

Outrora um país de Descobridores, que se aventuraram por latitudes e longitudes impensáveis, usando as estrelas e o engenho para ultrapassar os desafios colocados pelas travessias oceânicas. O continente e as ilhas são o reflexo dessa e de outras empresas do povo português, bem patente nos costumes, nas crenças, na gastronomia e, claro, no vasto património edificado e nas aéreas naturais protegidas que resistiram aos avanços da civilização.

Viajar por Portugal – seja pelo mar, terra ou ar – é, assim, uma travessia no tempo e no espaço, tomando contacto com o passado enquanto se caminha rumo ao futuro, numa convivência rara entre tradição e modernidade. É, também, descobrir que os azulejos contam histórias, que as paisagens podem incluir vulcões ou planícies multicoloridas, que existem refúgios com cascatas idílicas e lugares com pessoas hospitaleiras, que as pedras dos castelos contêm narrativas heroicas e que os faróis continuam a guiar os marinheiros. Por todas estas razões, Portugal é uma fonte infinita de histórias para contar e por desvendar, numa poesia visual que desperta o olhar e desencadeia emoções.

Esta obra, simultaneamente em português e inglês, assinada por dois conceituados fotógrafos profissionais e apaixonados contadores de histórias, mostra Portugal sob uma nova perspetiva, dando-o a conhecer não só aos que cá nasceram, mas também aos visitantes de todo o mundo, fornecendo inspiração e informação útil que lhes permitirá (re)descobrir o país de uma forma única. É, portanto, um livro essencial para qualquer pessoa que deseje criar memórias inesquecíveis de Portugal.

Joel Santos no facebook, sitesite oficial livro e loja FOTOGRAFIA Portugal