Os finalistas desta edição do prémio são:
1º prémio – “Moda antiga” de Ricardo Hilário Nunes Silva (Lordelo – Paredes)
2º prémio – “Permanência” de Sara Marina Fernandes (Guimarães)
3º prémio – “Ironia da solidão simétrica” de Eusébio Costa Machado (Santo Tirso)
cujas obras inéditas estarão expostas de 12 de janeiro a 11 de fevereiro na Galeria de Exposições da Sociedade Martins Sarmento, no âmbito do galardão.
Recebe ainda a:
- Menção Honrosa – “Caminhos com história” de António Alves Tedim (Moreira da Maia).
A 4ª edição do concurso de fotografia “Guimarães – Expedição fotográfica” é uma iniciativa da Sociedade Martins Sarmento em colaboração com o Cineclube de Guimarães – Secção de Fotografia, contando com os apoios do Centro Português de Fotografia, Fotografia Portugal, Raiz Carisma, RUM – Rádio Universitária do Minho, Olhares – fotografia online e Dreambooks.
Os trabalhos foram avaliados por um júri constituído por Maria Amélia Gomes Alves, galerista e curadora; Miguel Frazão, arquiteto; Miguel Oliveira, fotografo e Patrícia Aguiar, conservadora-restauradora.
O Prémio de Fotografia Martins Sarmento foi lançado em 2016 com o objetivo sobretudo de constituir um processo de recolha e atualização de espólio fotográfico, estimulando os fotógrafos a procurarem objetos e visões que a si próprios se identifiquem e que eles próprios identifiquem em Guimarães – todo o concelho -, sem qualquer limitação temática e com preocupação de qualidade, indispensável a que as imagens sejam úteis e interessantes.