Publicado em

O vasto, diversificado e valioso património de Miranda do Douro

O concelho de Miranda do Douro é detentor de um vasto, diversificado e valioso património cultural e arquitetónico espalhado pelas suas freguesias, que continuam a preservar e divulgar parte da sua cultura por meio das suas peças manufaturadas.

Miranda do Douro abre o livro «DOURO – Maravilhas do Património / Heritage Wonders» no 1º capítulo exclusivo dedicado ao seu Património, onde o concelho se encontra destacado com diverso património edificado, miradouros, a capa de honras mirandesa, os Pauliteiros de Miranda, o cozido à transmontana, e diversos locais e pormenores a conhecer. Este magnífico livro bilingue (em português e inglês), com 288 páginas integralmente a cores com uma encadernação de luxo (em capa dura, com sobrecapa), prefaciado por J. Rentes de Carvalho, inclui 420 fotografias de Libório Manuel Silva, que retratam 250 Maravilhas do Património do Douro.

Do que está à espera para encomendar e conhecer a obra «DOURO – Maravilhas do Património / Heritage Wonders»?

Publicado em

Rota da Filigrana

Gondomar é reconhecido como a “Capital da Ourivesaria“. A filigrana ocupa um lugar de destaque entre as criações dos ourives locais; de produção artesanal, é concebida em oficinas de pequena escala, de cariz familiar, através de técnicas transmitidas de geração em geração.

Documentário sobre a “Rota da Filigrana“:

Gondomar encontra-se destacado num capítulo exclusivo no livro «DOURO – Maravilhas do Património / Heritage Wonders» dedicado ao seu Património, incluindo a Rota da Filigrana. Este magnífico livro bilingue (em português e inglês), com 288 páginas integralmente a cores com uma encadernação de luxo (em capa dura, com sobrecapa), prefaciado por J. Rentes de Carvalho, inclui 420 fotografias de Libório Manuel Silva, que retratam 250 Maravilhas do Património do Douro.

Do que está à espera para encomendar e conhecer a obra «DOURO – Maravilhas do Património / Heritage Wonders»?

Publicado em

𝗦𝗼𝗻𝗵𝗲. 𝗘𝘅𝗽𝗹𝗼𝗿𝗲. 𝗗𝗲𝘀𝗰𝘂𝗯𝗿𝗮 𝗧𝗼𝗿𝗿𝗲 𝗱𝗲 𝗠𝗼𝗻𝗰𝗼𝗿𝘃𝗼

A história, o campo, o sossego, o Douro e o Sabor, a vinha, a serra: sonhe este território duplamente, em experiências, em memórias.
Viva-o, dentro e fora das telas. Crie as suas janelas de emoções!
Sonhe. Explore. Descubra Torre de Moncorvo.

Torre de Moncorvo encontra-se destacado num capítulo exclusivo no livro «DOURO – Maravilhas do Património / Heritage Wonders» dedicado ao seu Património, incluindo as amendoeeiras em flor. Este magnífico livro bilingue (em português e inglês), com 288 páginas integralmente a cores com uma encadernação de luxo (em capa dura, com sobrecapa), prefaciado por J. Rentes de Carvalho, inclui 420 fotografias de Libório Manuel Silva, que retratam 250 Maravilhas do Património do Douro.

Do que está à espera para encomendar e conhecer a obra «DOURO – Maravilhas do Património / Heritage Wonders»?

Publicado em

Armamar, Terra de Emoções

“Em Armamar encontra paisagens de sonho!
A norte deslumbre-se com o Douro Vinhateiro onde se produzem dos melhores vinhos do Mundo. A sul, já no planalto beirão, contemple os extensos pomares de macieiras em terra Capital da Maçã de Montanha, o maior produtor deste fruto em Portugal.
O património histórico é rico em igrejas, capelas e sítios arqueológicos para visitar e perceber o que contam da nossa história. A Igreja Matriz de São Miguel de Armamar, monumento nacional, o interior da Capela de Nossa Senhora das Neves no Marmelal e o Castro de Goujoim são alguns exemplos. Mas há mais!
À mesa Armamar propõe-se uma gastronomia rica em saberes tradicionais preservados. O cabritinho é rei!… Acompanhado com os vinhos da região esta iguaria é, por si só, motivo para uma visita. A maçã de montanha está cada vez mais presente à mesa: em doces e compotas, bolos e biscoitos, sumos biológicos ou desidratada. Tem mesmo que provar!
Em Armamar as associações culturais trabalham na preservação dos costumes que definem a identidade dos Armamarenses.
A notoriedade da Região do Douro é cada vez maior! Conscientes disso, apostamos na promoção e dinamização do setor do turismo. A oferta de alojamento e restauração é cada vez maior e de melhor qualidade e o “cartaz cultural” é cada vez mais atrativo.
Venha conhecer!…
Armamar, Terra de Emoções está à sua espera!…”

(Fonte: Município de Armamar)

A imagem de capa do livro «DOURO – Maravilhas do Património / Heritage Wonders» que retrata uma Vindima tradicional no Douro foi fotografada em Armamar. Este magnífico livro bilingue (em português e inglês), com 288 páginas integralmente a cores com uma encadernação de luxo (em capa dura, com sobrecapa), prefaciado por J. Rentes de Carvalho, inclui 420 fotografias de Libório Manuel Silva, que retratam 250 Maravilhas do Património do Douro, onde Armamar se encontra destacado num capítulo exclusivo que inclui o magnífico Património de Armamar, Gastronomia, Trajes e locais emblemáticos, de cortar a respiração.

Do que está à espera para encomendar e conhecer a obra «DOURO – Maravilhas do Património / Heritage Wonders»?

Publicado em

Região do Douro classificada como uma das 15 mais bonitas da Europa ❤️ pela prestigiada revista Condé Nast Traveller

Extracto do artigo “The 14 prettiest places in Europe“:

The Douro Valley, Portugal

“There’s a reason why Portugal’s Douro Valley was awarded UNESCO World Heritage Site status back in 2001: not only is it one of the oldest wine regions in the world, but it’s one of the most spectacular too. With its patchwork of terraced vineyards tumbling down the steep hillsides, rustic quintas and sun-scorched wineries set above the edge of the Douro river, this unspoilt landscape is sure to impress.”

(tradução para português)

“Há uma razão pela qual o Vale do Douro, em Portugal, foi premiado com o status de Património Mundial da UNESCO em 2001: não é apenas uma das regiões vinícolas mais antigas do mundo, mas também uma das mais espectaculares. Com a sua colcha de retalhos de vinhas em socalcos a cair pelas encostas íngremes, quintas rústicas e adegas ensolaradas situadas acima da margem do rio Douro, esta paisagem intocada certamente impressionará.”

(Source / Fonte: Condé Nast Traveller)

A nova obra “DOURO – Maravilhas do Património / Heritage Wonders”, de Libório Manuel Silva, com prefácio de J. Rentes de Carvalho, foi apresentada publicamente no passado dia 1 de julho no Museu Prata (Porto Region Across The Ages), no WOW, em Vila Nova de Gaia.

O melhor do património histórico-natural dos 24 municípios ribeirinhos do Douro, incluindo os locais triplamente distinguidos pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, em obra sumptuosamente ilustrada por Libório Manuel Silva, editor e autor da fotografia dos livros de Cultura e Património actualmente mais vendidos em Portugal, em livro com prefácio pelo Prof. J. Rentes de Carvalho, o principal romancista duriense em actividade.

DOURO – Maravilhas do Património / Heritage Wonders é uma edição de luxo, bilingue, cartonada, com mais de 400 fotografias exclusivas relativas ao mais significativo património histórico-natural dos 24 municípios limítrofes ao rio Douro – dos vestígios arqueológicos aos tesouros barrocos, das tradições aos monumentos românicos, das fantásticas tonalidades outonais das vinhas durienses às suas caves, da mais genuína gastronomia aos incomparáveis miradouros, dos escondidos eremitérios às paisagens pintadas com as amendoeiras em flor.

O mais belo e o mais estimulante livro publicado sobre o Douro exclusivamente com imagens actuais.

Esta magnífica obra já se encontra disponível em pré-venda. Encomende já e receba em primeira mão!

Para quem ainda não teve oportunidade de folhear, eis uma viagem rápida ao interior do livro «DOURO – Maravilhas do Património / Heritage Wonders», já disponível nas melhores livrarias de Portugal e em locais turísticos, alguns parceiros internacionais, lojas de museus e na loja FOTOGRAFIA PORTUGAL.

Publicado em

Lançamento do livro FOTOGRAFIA HÍBRIDA de Danny Bittencourt

A fotografia não congela, mas nós, ao congelarmos a fotografia, criamos um tempo que nunca para.

(Danny Bittencourt)

Danny Bittencourt fará amanhã, dia 20 de julho, a apresentação presencial do seu novo livro “FOTOGRAFIA HÍBRIDA“, pelas 19h00, no Instituto Português de Fotografia (Rua da Ilha Terceira, nº 31, em Lisboa). A apresentação será acompanhada de uma palestra gratuita da autora sobre fotografia híbrida.

A arte é um terreno fértil para inúmeras possibilidades, apropriações, encontros, conexões, transversalidades.
Por isso, esses discursos plurais são facilmente absorvidos pela fotografia, que se torna um produto cultural complexo e é muito eficaz enquanto ferramenta de expressão. Esse livro tem como proposta apresentar mesclagens entre a fotografia e outras linguagens, técnicas e gestos bem como discutir tipos de suportes e apresentações possíveis.
Além das inquietudes materiais, são abordadas questões que estimulam o pensar reflexivo sobre a construção da imagem e ajudam a expandir cada vez mais a noção sobre fotografia e a relação com o seu autor.

Continuar a ler Lançamento do livro FOTOGRAFIA HÍBRIDA de Danny Bittencourt
Publicado em

O que diz o “La Vanguardia” sobre o Porto

O jornal espanhol “La Vanguardia” descreve o Porto e Vila Nova de Gaia de uma forma bastante apelativa. Ora leiam um pouco:

“La capital del norte de Portugal es una delicia en cualquier sentido: gastronómico, cultural, de ocio, paisajístico, musical (tantos artistas callejeros verá actuando que parece vivir en el preludio de un festival) y hasta por su tamaño, pues permite ser disfrutada a pie y en pocos días. El Duero, que la parte en dos para morir en el Atlántico, ofrece…”

Ler mais aqui.