Publicado em

Entrevista de André Boto no Jornal da Noite da SIC

Entrevista de André Boto no Jornal da Noite da SIC a conquista nos WPE Awards First Half 2021.

O resultados oficiais do concurso poderão ser vistos aqui.

André Boto foi autor da capa e da imagem da capa do livro «MENSAGEM», de Fernando Pessoa.

Poderá consultar na loja Fotografia Portugal outros livros e dicas de fotografia.

Modelos que ajudaram nalgumas das imagens de André Boto:

  • Bruno Cabaça, na imagem do Coronavirus;
  • Mikinha Miki na imagem da rapariga ao telemóvel;
  • e Eduardo Ramos (músico) na imagem a tocar alaude.
Publicado em

Entrevista de Jorge Bacelar à RDP Internacional

Veterinário de profissão e fotógrafo por paixão, Jorge Bacelar mostra, através das suas fotografias, o lado mais humano de pessoas do campo e dos seus animais. Uma das suas fotos recebeu o prémio do público do Travel Photographer of the Year 2020.

Oiça aqui a entrevista!

Jorge Bacelar está entre os vencedores de um dos mais importantes concursos fotográficos: o Travel Photographer of the Year 2021.

Venceu a categoria “Escolha do Público” e arrecadou ainda um segundo prémio com o portefólio apresentado na categoria “People Of The World“.

Uma obra que não deixa ninguém indiferente, Jorge Bacelar capta o que de mais cru tem a vida no campo. Fique a conhecer este veterinário e fotógrafo amador.

Continuar a ler Entrevista de Jorge Bacelar à RDP Internacional

Publicado em

Conversas sobre um projeto fotográfico: “A fotografia do Jorge Bacelar”

A sala esgotou a Zoom profissional do MIRA FORUM que aloja 100 participantes. Foram muitos os que chegaram mais cedo para guardar lugar na noite de quarta-feira, 24 fev 2021, para o que foi uma bela sessão: pelas fotografias, pela intervenção do Jorge Bacelar, pela participação ativa dos participantes. Aqui fica o registo do seu testemunho.

A fotografia do Jorge Bacelar

O que distingue as fotografias de Jorge Bacelar não é o tema – as relações entre os humanos e a natureza no mundo rural – mas o modo como vive esse mundo que afeta literalmente o seu olhar. Veterinário na Murtosa, Aveiro, não convoca a paisagem nas suas fotografias: estábulos, cozinhas, garagens e anexos das casas são os cenários onde exerce a sua profissão de cuidar e também a de fotografar pessoas e animais. São lugares domésticos, preservados de olhares de gente de fora, mas o Jorge é da casa, sabe-lhe os cantos, ouve as mágoas e as esperanças dos donos, entristece-se com as deceções, alegra-se com as conquistas, acompanha a calma dos pousios e o frenesim das colheitas. O seu tempo é o dos agricultores, o tempo das estações e da roda do sol; o outro tempo despe-o com o casaco que pousa num toro feito bengaleiro improvisado e ali se aquieta numa lógica de um mundo outro. Sofre com a perda de um animal, rejubila com a sua recuperação e festeja o nascimento das crias e, sinceramente, acha que cada um dos vindos ao mundo é dos mais bonitos e saudáveis que já viu. O Jorge não visita os agricultores, vive com eles, chama-lhes a “minha gente”, os “meus agricultores” porque são a sua família, as suas casas são parte da sua casa alargada geograficamente, mas com um só endereço: o do afeto, do respeito, da empatia, da compaixão.

Falar da técnica fotográfica do Jorge é um exercício tonto, querer saber como ele faz é uma pergunta sem sentido porque as suas imagens não se explicam por uma fórmula que equaciona o equilíbrio de brancos, a profundidade de campo, a abertura do diafragma… A fotografia do Jorge é feita de tempo, de bem querer, de memória, de cumplicidade.

Intimidade será talvez a palavra mais acertada para dizer a sua fotografia.

(Manuela Matos Monteiro, MIRA FORUM)

Continuar a ler Conversas sobre um projeto fotográfico: “A fotografia do Jorge Bacelar”

Publicado em

Braga eleita Destino Europeu do Ano

Tal como refere o Público, “Nem Roma, nem Paris, nem as Canárias. Em ano de pandemia, o destino a descobrir em 2021 e que somou mais votos na European Best Destinations foi ‘o coração do Minho’.  É o European Best Destination 2021 e deixa para trás Roma, Paris ou Florença, entre 20 destinos nomeados.

Para ti, para os teus amigos e familiares poderem conhecer melhor o património de Braga, a editora Centro Atlântico publicou um conjunto de livros ímpar, hoje os mais representativos da cidade agora eleita Destino Europeu do Ano, que podes adquirir em condições especiais. Segue este link: Especial BRAGA ou o link na imagem abaixo:

The best places to visit in Europe selected by travellers
 .
Ordenação e Nº de Votos das 15 cidades distinguidas:
  1. Braga, Portugal (109.902 votos)
  2. Roma, Itália (78.124)
  3. Cavtat, Croácia (50.025)
  4. Florença, Itália (46.484)
  5. Sibiu, Roménia (45.699)
  6. Paris, França (39,584)
  7. Cefalónia, Grécia (36.551)
  8. Kotor, Montenegro (32.481)
  9. Soca Valley, Eslovénia (30.088)
  10. Ilhas Canárias, Espanha (26.432)
  11. Tubinga, Alemanha (25.586)
  12. Dordonha, França (24.427)
  13. Taiti, Polinésia Francesa (22.356)
  14. Capri, Itália (18.420)
  15. Ghent, Bélgica (16.503)

 

Publicado em

Jorge Bacelar premiado no concurso “Travel Photographer of the Year 2020”

O fotógrafo português autor do livro “Ruralidades/Ruralities“, Jorge Bacelar, foi o classificado a nível mundial na categoria “People’s Choice” do concurso “Travel Photographer of the Year 2020” e foi ainda vice-campeão na categoria Portfólio “People of the World”.

Continuar a ler Jorge Bacelar premiado no concurso “Travel Photographer of the Year 2020”

Publicado em

Workshop de Astrofotografia

Nos próximos dias 5, 6 e 7 de março de 2021, decorre o primeiro Workshop de Astrofotografia do Estrela Geopark dedicado às Estrelas de Inverno, com o formador Miguel Ventura.

A serra da Estrela é um território que encerra em si uma geografia muito particular, com uma paisagem única, reflexo de milhões de anos de evolução e reconhecida pela UNESCO como Geopark Mundial. Nesse sentido, acreditamos que a paisagem que a serra nos traz, conjugada com milhões de estrelas em pano de fundo, é um excelente cenário para a realização da Oficina de Astrofotografia, no próximo mês de março.

Esta Iniciativa do Estrela Geopark servirá para que possa capturar na objetiva constelações, planetas e identificar os melhores sítios para o fazer, captando o céu em sintonia com as nossas paisagens únicas.

Continuar a ler Workshop de Astrofotografia

Publicado em

Workshop de Fotografia de Inverno

WORKSHOP DE FOTOGRAFIA
Paisagens de Inverno do Estrela Geopark
com José Luís Santos e Filipe Patrocínio
6 e 7 Fevereiro 2021

A serra da Estrela é um território que encerra em si uma geografia muito particular, com uma paisagem única, reflexo de milhões de anos de evolução e reconhecida pela UNESCO como Geopark Mundial. Esta é uma Montanha de sentidos, onde encontramos locais icónicos que nos transportam para o ponto mais alto de Portugal Continental. Aqui, somos guiados por formas esculpidas pelo gelo de antigos glaciares e pelas ruas das aldeias alcandoradas na serra ou as vilas e cidades que se espraiam no seu sopé.

Este Workshop de Fotografia pretende ser muito mais do que uma simples aprendizagem, pretendemos que através da objetiva experiencie a identidade deste Território, conheça locais de cortar a respiração e partilhe o seu conhecimento com outros fotógrafos. Entre os icónicos vales glaciários de Loriga, Zêzere ou Alforfa, passando pelos imponentes covões, como o da Ametade, ou os majestosos picos rochosos dos cântaros Magro, Gordo e Raso, sem esquecer a beleza enigmática do Poço do Inferno, esta é uma viagem que nos possibilitará conhecer melhor o território, permitindo novas experiências fotográficas.

Continuar a ler Workshop de Fotografia de Inverno