Publicado em

Douro eleito a melhor região de vinhos no mundo!

O Douro — a mais antiga região demarcada do mundo — foi distinguido como “International Wine Region of the Year” nos “Wine Enthusiast Wine Star Awards 2025”, um dos prémios mais prestigiados do setor.

🏆 O galardão reconhece:

  • a excelência vitivinícola
  • a singularidade paisagística
  • a hospitalidade duriense
  • a consistência qualitativa dos vinhos durienses
  • o património cultural e paisagístico único
  • a capacidade de acolhimento e inovação das empresas da região
  • a tradição e a inovação dos vinhos portugueses

e homenageia gerações que:

  • moldaram os socalcos
  • cuidaram das vinhas
  • preservaram um saber-fazer que hoje se traduz em vinhos de excelência
  • e transformaram o Douro num símbolo de excelência.

fazendo com que Portugal volte a brilhar no mapa mundial do vinho!

Entre castas autóctones, paisagens únicas e uma nova geração de enólogos, o Douro volta a provar que Portugal sabe fazer — e brindar — como ninguém. 🥂

A distinção do Douro Valley como “International (Non-U.S.) Wine Region of the Year” nos Wine Enthusiast Wine Star Awards 2025 é um importantíssimo reconhecimento internacional, sendo um dos mais prestigiados galardões do setor a nível mundial.

O Douro, reconhecido como Património Mundial da UNESCO na categoria de Paisagem Cultural Evolutiva e Viva, alia tradição e modernidade numa região de contrastes:

  • terroirs de altitude
  • castas autóctones
  • viticultura heroica

e uma nova geração de enólogos e produtores que reforçam a notoriedade internacional dos vinhos do Douro e do vinho do Porto.

Paralelamente, o destino tem consolidado a sua oferta de enoturismo, combinando experiências de visita a quintas, cruzeiros no rio, gastronomia regional e hotelaria de excelência.

Sobre os Wine Enthusiast Wine Star Awards

Criados pela publicação Wine Enthusiast, os Wine Star Awards distinguem, anualmente, regiões, empresas e personalidades que se destacam pelo contributo excecional para o setor do vinho a nível global.

Conheça a obra «DOURO – Maravilhas do Património / Heritage Wonders» (2 volumes), que inclui o melhor do património histórico-natural dos 24 municípios ribeirinhos do Douro, incluindo os locais triplamente distinguidos pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, em obra sumptuosamente ilustrada por Libório Manuel Silva, editor e autor da fotografia dos livros de Cultura e Património atualmente mais vendidos em Portugal, em livro com prefácio pelo Prof. J. Rentes de Carvalho, o principal romancista duriense em atividade.

O Volume I (edição de grande formato) da obra «DOURO – Maravilhas do Património / Heritage Wonders» é uma edição de luxo, bilingue, cartonada, com mais de 400 fotografias exclusivas relativas ao mais significativo património histórico-natural dos 24 municípios limítrofes ao rio Douro – dos vestígios arqueológicos aos tesouros barrocos, das tradições aos monumentos românicos, das fantásticas tonalidades outonais das vinhas durienses às suas caves, da mais genuína gastronomia aos incomparáveis miradouros, dos escondidos eremitérios às paisagens pintadas com as amendoeiras em flor. O mais belo e estimulante livro publicado sobre o Douro exclusivamente com imagens atuais.

O Volume II (edição de bolso) da obra «DOURO – Maravilhas do Património / Heritage Wonders» é, simultaneamente, a versão de bolso e o volume II da edição anterior, que resulta de um prolongamento da pesquisa e exploração do melhor património do Douro. Enquanto versão de bolso, inclui todas as maravilhas reveladas originalmente, mas agora num formato mais fácil de transportar e de manusear. Como volume II, além de não repetir nenhuma imagem das apresentadas inicialmente, tem a vantagem adicional de incluir mais de cinquenta novas maravilhas – da gastronomia regional aos pelourinhos manuelinos, dos marcos pombalinos às fortificações medievais, da arquitetura rococó à doçaria tradicional, dos revestimentos azulejares aos solares barrocos – distinguidas pela cor desigual nas legendas das respetivas fotografias.

Caso o leitor já possua a edição original (Volume I, edição de grande formato), poderá também apreciar as vantagens deste novo volume (Volume II, edição de bolso). Notará que não tem agora o formato de beau-livre do volume I nem o prefácio do grande romancista J. Rentes de Carvalho, e, como tal, ambas as edições se complementam. É assim também o Douro: sempre novo e sempre diferente, e em que cada viagem, mesmo que pelas páginas de um livro, garante uma experiência irrepetível e preciosamente entusiasmante.

Boas leituras, boas viagens!