Publicado em

Dia Mundial da Fotografia

Hoje, dia 19 de agosto, comemora-se o Dia Mundial da Fotografia.

A celebração do Dia Mundial da Fotografia tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre (1787-1851), em 1837.

Mais tarde, em janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo. A 19 de agosto do mesmo ano, o governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente “grátis para o mundo”.

Outro processo fotográfico – o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot (1800-1877), fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.

Desde então a fotografia evoluiu imenso, permitindo-nos eternizar com grande qualidade de imagem os melhores momentos da vida, os locais mais emblemáticos e o melhor do património.

Vem conhecer a Coleção Portugal – a Coleção de Literatura de Viagens mais importante de sempre no meio literário nacional – com livros bilingue (em português e inglês), com encadernação em capa dura, já considerada um dos acontecimentos literários de 2024, é um projeto sem igual na Literatura de Viagens – uma inspirada e apaixonante viagem pelo país, em texto e imagem.

Textos originais de ficcionistas consagrados – os autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea.

Pela primeira vez no mercado literário nacional, uma coleção de livros dedicados a cada um dos principais municípios do continente e às nossas principais ilhas, com a autoria dos nossos melhores escritores.

Turismo Literário com forte incentivo à visitação Turística e de Património

Portugal inteiro dentro de um livro. Os escritores portugueses mais acarinhados e um fotógrafo de património. O mesmo horizonte para a ficção e a realidade, em que criatividade literária e riqueza fotográfica mergulham na nossa geografia. Um percurso concelho a concelho, ilha a ilha, escritor a escritor.

The whole of Portugal in one book. The most cherished Portuguese writers and a photographer specialising in heritage. The same horizon for fiction and reality, in which literary creativity and photographic richness immerse themselves in our geography. This is a journey that covers county after county, island after island, writer after writer.