Entre os dias 16 de setembro e 30 de outubro de 2022, o festival internacional de fotografia e artes visuais apresenta a sua 32ª edição sob o tema “Common Places” — Lugares Comuns.
Os Encontros da Imagem regressam este ano para a sua 32ª edição, entre os dias 16 de setembro e 30 de outubro de 2022. O festival internacional de fotografia e artes visuais é o mais antigo desta categoria em Portugal e um dos mais antigos da Europa, com um rico e extenso espólio.
Apresentando uma nova temática todos os anos, a edição de 2022 vai centrar-se em Common Places — Lugares Comuns. Um tema normalmente confina a ação, mas, através de lugares comuns, dissolvem-se essas barreiras, criando espaço para a expansão, guiada pelo olhar individual de cada um. Desde espaços físicos de partilha com o outro, ao lugar mental experienciado individualmente – mas universal na sua ocorrência -, quer sejam fruto da memória geracional, das experiências transversais à condição humana, ou dos acontecimentos vividos em grupo. É com este conceito em mente que se lança o mote para o festival bracarense.
A partir da data de inauguração, os Encontros da Imagem vão dinamizar as cidades de Braga, Barcelos, Guimarães e Porto. Exposições individuais e coletivas, instalações, ciclos de cinema, mostra de publicações, conferências, visitas guiadas e lançamentos de livros são algumas das atividades previstas para o programa deste ano, assim como prémios aos quais podem concorrer artistas e fotógrafos de todas as partes do mundo.
De momento, já se encontra aberta a open call para os Discovery Awards 2022, em vigor até ao dia 1 de maio. Os finalistas deste prémio terão os seus projetos produzidos e expostos nos Encontros da Imagem 2022 e figurarão no catálogo referente a esta edição. Em 2021, foram recebidas 242 candidaturas de 34 países diferentes, tendo sido vencedor Massimiliano Gatti com o projeto “Le nuvole”, selecionado por um júri independente composto por nomes nacionais e internacionais das artes visuais.
Em breve, serão anunciadas mais duas open calls, para candidatura a dois outros prémios: Photobook EI 2022 (livros fotográficos de autor), e Emergentes 2022 (projetos fotográficos de artistas emergentes).