Projeto Frame It
Frame It foi o resultado de um laboratório de formação e criação artística para jovens nas áreas do teatro e da fotografia. Este projeto, promovido pelo Pelouro da Juventude, contou ainda com a colaboração do Teatro da Didascália e da Cia Umpor1, na área do teatro, e do fotógrafo Jorge Silva, na área da fotografia.
O projeto resultou de um trabalho colaborativo de jovens numa interpretação teatral e fotográfica de vários estados emocionais.
O que se esconde por trás de uma imagem? Que identidades são essas que vemos? O que a imagem diz sobre nós? Essas e outras perguntas foram respondidas por jovens famalicenses, através de uma performance itinerante e exposição mapeada por alguns espaços da Casa da Juventude.
Palavras escolhidas para os trabalhos fotográficos:
– Extremo
– Fim
– Frustração
– Identidade
– Pressão
– Refúgio
– Tempo
Fotografia:
Francisco Pereira, Isaura Barbosa, Pedro Marques, Sofia Braga, Sónia Carneiro, Tiago Queirós e Tomás Pedro.
Direção artística: Jorge Silva
Teatro:
Ana Almeida, Ana Cadeias, Ana Coutinho, Ana Oliveira, Bruno Ribeiro, Daniela Alves, Daniela Pereira, Joana Yang e Matilde Cardona.
Direção artística: Juliana Moura e Bruno Machado.
EXTREMO
Alma, dor, suor…
A gravidade de uma alma colocada num só corpo….A diligência da mudança, a frustração da satisfação…
Um contentamento de forças, um principio de vida numa luz corporal.
Autora (fotografia e texto): Sofia Braga
FIM
Com este projeto fotográfico pretendo criar, primeiramente, um cruzamento de pistas que levam à ideia de um estado depressivo de uma personagem. São fotos a preto e branco, com bastante contraste, e alguns “apliques” em vermelho e colagens. Tudo para criar o ambiente caótico que representa o que vai dentro da cabeça da personagem. Com a segunda parte, pretendo criar uma quebra de todo um caos em que a personagem se encontrava, neste caso por causa de uma rapariga. Gostava de passar a mensagem, de que nunca se deve ir abaixo, nunca nada está perdido! A vida é para ser vivida!
Autor (fotografia e texto): Tomás Pedro
FRUSTAÇÃO
O que esperar deles? De toda uma geração impedida de alcançar os seus sonhos e os seus objectivos? Empurrados para a precariedade, marginalizados e descartáveis, diariamente cruzamo-nos com jovens que seguem uma vida completamente diferente daquela que gostariam, daquela que idealizaram, e pior, daquela que lhes foi prometida.
Autor (fotografia e texto): Tiago Queirós
IDENTIDADE
Ele trabalhava num escritório, escuro e monótono onde reproduzia todos os dias a mesma tarefa. Ela vivia no caloroso mundo da rebeldia sempre cheio de luz e aventura. Ambos viviam a vida que a sociedade os obrigava, ate que certo dia se cruzaram, após viverem aventuras juntos deixam a sociedade para trás e vão ser simplesmente eles mesmos.
Autor (fotografia e texto): Francisco Pereira
PRESSÃO
Liberta-te de toda a pressão.
Abraça uma nova oportunidade de mudança e descoberta pelo mundo da música. Deixa a tua alma ser livre e inspira-te nas emoções. Dá voz ao silêncio através da sensibilidade do violino. A tua música é melhor conselho que podes ouvir.
Autora (fotografia e texto): Sónia Carneiro
REFÚGIO
Ela que procurava algo. Distante da efemeridade urbana do aqui e do agora; emersa do assombroso fardo do sucesso. Ela que se sucumbia ao desejo de uma natureza oculta, desconhecida, íntima e protetora. Incessantemente. Ela que se fundia com a alma virgem de um lugar ímpar; foi-se nos braços da mãe.
Autor (fotografia e texto): Pedro Marques
TEMPO
Procuras por todos os cantos e silêncios a história de um passado escrito nos rasgos da memória. És um fantasma. Os teus passos são descritos por pequenos flashes sem luz nítida. Sob olhares e espreitadelas, escreves a história de trabalho, suor, feridas, gritos e sorrisos. És o inicio e o fim, o esconderijo perfeito e a saudade incalculável. És o destino, o meu destino.
Autora (fotografia e texto): Isaura Barbosa
Ver também outras EXPOSIÇÕES DE FOTOGRAFIA e LIVROS DE FOTOGRAFIA