Suzy Menkes, directora da VOGUE, na sua recente passagem por Lisboa para a conferência: “Language of Luxury – A Linguagem do Luxo” (Condé Nast International Luxury Conference) disse que “O Azulejo português é a definição do Luxo”.
O azulejo é, desde há vários séculos, uma arte diferenciadora da paisagem cultural portuguesa.
Se pretende conhecer melhor o azulejo, sugerimos a consulta do especial AZULEJOS em: https://fotografiaportugal.pt/site/categoria-produto/azulejos/
Pode ainda ler a entrevista à directora da VOGUE aqui.
Azulejos – Maravilhas de Portugal / Wonders of Portugal
O livro Azulejos – Maravilhas de Portugal / Wonders of Portugal, publicado pela editora Centro Atlântico com coordenação de Rosário Salema de Carvalho, fotografia de Libório Manuel Silva, prefácio de José Meco e textos de vinte e dois reputados investigadores, foi galardoado com o Prémio “História de Arte” pelo projecto SOS Azulejo, confirmando assim esta obra sobre azulejaria como a mais importante de todas as publicadas em 2017.
Azulejos à Mesa / Azulejos in Restaurants
«Azulejos à Mesa / Azulejos in Restaurants» reúne um conjunto surpreendente de restaurantes e palácios onde o prazer de uma boa refeição se alia ao encanto proporcionado por alguns conjuntos cerâmicos notáveis, e onde as experiências gastronómicas se cruzam com a história da azulejaria portuguesa, desde o barroco à contemporaneidade, numa descoberta deliciosa.
Azulejo em/in Braga – O Largo Tempo do Barroco / The Baroque Period
Aplicado sem interrupções há mais de cinco séculos, o azulejo é uma das expressões artísticas que mais distingue o património cultural português. A relação privilegiada que desde sempre estabeleceu com a arquitectura e com as outras artes confere-lhe um papel cimeiro na organização dos interiores de igrejas e palácios constituindo, mais tarde, um elemento diferenciador na paisagem urbana de tantas vilas e cidades do país.
Este livro apresenta uma perspectiva da azulejaria aplicada em Braga no largo tempo do barroco, organizada cronologicamente, mostrando a singularidade de muitos exemplares do concelho, no contexto da totalidade artística que os caracteriza.
Tem início com os padrões do século XVII, avança para a narratividade e monumentalidade que identifica o ciclo da pintura a azul e branco, na viragem para o século XVIII e que se prolonga por toda a metade dessa centúria, e termina com o período rococó.
Uns mais visíveis do que outros (alguns encontram-se em capelas particulares e outros em espaços recônditos), os azulejos barrocos de Braga são agora reunidos e revelados neste livro, convidando o leitor a uma visita e a um olhar mais atento a este impressionante património bracarense, que importa conhecer para melhor salvaguardar e legar às gerações futuras.
A Igreja de São Victor / The Church of Saint Victor – Braga
A Igreja de São Victor (Braga) é o primeiro livro de uma colecção que pretende explorar, de um modo mais aprofundado, alguns dos locais com revestimentos em azulejo que, pela sua excepcionalidade, integram a obra Azulejos – Maravilhas de Portugal.
As fotografias seleccionadas revelam características únicas destes monumentais conjuntos cerâmicos, enquanto os textos permitem divulgar e aprofundar as mais recentes perspectivas de investigação. A Fotografia e a História da Arte aliam-se, assim, nesta colecção, para construir um mapa muito particular e actualizado de uma das artes que é justamente considerada um factor diferenciador da cultura portuguesa.
Consultar especial AZULEJOS em: https://fotografiaportugal.pt/site/categoria-produto/azulejos/