Projecto Referentes assenta no acervo fotográfico do Estúdio Foto Felizes, em Vila Nova de Foz Côa. O principal objectivo é conferir uma utilidade ao acervo.
Uma vez útil, a sua conservação é uma consequência e não uma necessidade. 15 anos depois, o projecto evoluiu, desenvolveu-se, ramificou-se e em breve irá posicionar-se como um factor de atracção e desenvolvimento regional.
A exposição deste projecto visa a sua promoção, mas também tem o objectivo de demonstrar o quanto se pode fazer com acervos fotográficos antigos que, em vez de aproveitados, estão a desaparecer.
Rui Campos, o autor do projecto é também fotógrafo.
O ser humano é quase invariavelmente o elemento central nos seus trabalhos. Explora não só a relação entre gentes, espaços e lugares, mas também os costumes e os conceitos relativos às questões éticas e morais da sociedade, bem como as modas e os modos de viver. O quotidiano é a sua tela, procurando estabelecer estas conotações por via de cenas reais e sem qualquer tipo de produção cénica.
Consciente de que as imagens gozam de níveis de subjectividade diferentes, valoriza ainda as funções estética e epistémica da imagem fotográfica, procurando, sempre que possível, a sua fusão num mesmo fotograma, procurando desta forma desafiar o observador a interpretar as suas imagens tanto como textos como enquanto signos.
NOTA:
O promotor do projecto vai ministrar uma videoconferência na plataforma TEAMS no próximo dia 24 de Março, pelas 21h30m, onde vai falar aos interessados acerca do projecto e da exposição. Os interessados em participar, podem aceder ao evento nesta ligação.
Evento: Exposição do Projecto Referentes
Local: Galeria de Artes do Palácio Quinta da Piedade, Póvoa de Santa Iria
Inauguração: 02 de Abril, às 16 horas
Duração: Patente até ao dia 14 de Maio
Promotor: Associação Campos d’Arte e Rui Campos
Apoio: Município de Vila Franca de Xira