Hoje, dia 19 de agosto, comemora-se o Dia Mundial da Fotografia.
A celebração do Dia Mundial da Fotografia tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre (1787-1851), em 1837.
Mais tarde, em janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo. A 19 de agosto do mesmo ano, o governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente “grátis para o mundo”.
Outro processo fotográfico – o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot (1800-1877), fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.
Desde então a fotografia evoluiu imenso, permitindo-nos eternizar com grande qualidade de imagem os melhores momentos da vida, os locais mais emblemáticos e o melhor do património.
“O rio Douro (em castelhano: Duero) é um rio que nasce nos picos da Serra de Urbión, na província espanhola de Sória, a 2160 metros de altitude, e atravessa o norte de Portugal até a sua foz junto às cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. É o terceiro rio mais extenso da península Ibérica. Possui 897 km de comprimento, 572 km em solo espanhol, 213 km navegáveis em território português e 112 km de caráter internacional, pois o seu curso faz de fronteira. Este último troço, em que o rio aperta-se e o seu leito se aprofunda, é conhecido como as arribas. As suas margens foram protegidas com a criação dos parques naturais do Douro Internacional em Portugal e de Arribas do Douro em Espanha.” (Fonte: Wikipedia)
O rio Douro e o melhor do património histórico-natural dos 24 municípios ribeirinhos do Douro, em Portugal, incluindo os locais triplamente distinguidos pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, foi visitado, documentado e amplamente fotografado durante os últimos dois anos por Libório Manuel Silva, e agora publicado em obra sumptuosamente ilustrada, em livro com prefácio pelo Prof. J. Rentes de Carvalho, o principal romancista duriense em atividade.
DOURO – Maravilhas do Património / Heritage Wonders é uma edição de luxo, bilingue, cartonada, com mais de 400 fotografias exclusivas relativas ao mais significativo património histórico-natural dos 24 municípios limítrofes ao rio Douro – dos vestígios arqueológicos aos tesouros barrocos, das tradições aos monumentos românicos, das fantásticas tonalidades outonais das vinhas durienses às suas caves, da mais genuína gastronomia aos incomparáveis miradouros, dos escondidos eremitérios às paisagens pintadas com as amendoeiras em flor.
O mais belo e estimulante livro publicado sobre o Douro exclusivamente com imagens atuais.