Ver notícia na RTP2, programa “Consigo” (a partir do minuto 13):
Fonte: RTP, canal RTP2, programa Consigo (XII), episódio 4, de 12/03/2016 (notícia transmitida entre o minuto 13:10 e 15:18).
Fotograficamente é uma exposição de fotografia que ilustra muitos números estatísticos que nos vão chegando sobre a situação da saúde mental em Portugal…
Neste contexto, a ARIA propôs às pessoas com problemas de saúde mental com quem trabalha, seus familiares, técnicos e parceiros, um trabalho que nos reunisse a todos, reflectindo sobre a forma de transformar em imagens fortes, palavras que se ouvem e se desvanecem com o tempo.
Gostaríamos que este nosso contributo possibilitasse a mudança, ainda que pequena, ainda que devagar, de uma forma de lidar com a doença mental menos estigmatizante, dado que estamos todos muito próximos desta realidade, talvez mais do que poderíamos pensar.
Ana Mestre nasceu em Évora em Fevereiro de 1985. Foi desde sempre uma apaixonada pelas artes e pela natureza, tendo-se formado em Arquitectura Paisagista. A fotografia apareceu na sua vida muito cedo, mas apenas em 2006 resolveu investir mais nesta paixão e começou a frequentar cursos de fotografia de estúdio, paisagem, edição de imagem e fotojornalismo. Hoje em dia desenvolve trabalhos em regime freelancer e é formadora em workshops de iniciação à fotografia. Venceu, em 2015 o 3º prémio da Maratona Fotográfica da FNAC Lisboa e, em 2014, o 2º prémio na Maratona Fotográfica FNAC/Aeroporto, na mesma cidade. Venceu ainda, em 2010, o 1º prémio do concurso “Pikeo-Paixão por Portugal”. Ana Mestre é ainda a autora de Fotograficamente é uma exposição de fotografia que ilustra muitos números estatísticos que nos vão chegando sobre a situação da saúde mental em Portugal… Ana Mestre é também colaboradora FOTOGRAFIA PORTUGAL na rubrica Dicas de Fotografia.