Publicado em

Livro “KALASHA”, de Ana Abrão

O livro “KALASHA – Fotografias e histórias do povo Kalash, uma minoria animista das montanhas do Paquistão” resulta da experiência de convivência da Ana Abrão (autora da obra) entre os Kalash, uma comunidade animista que vive nas montanhas do noroeste do Paquistão.

Os telhados das casas, construídos com madeira, pedra e terra, são utilizados como área de trabalho e de lazer.” (na imagem)

Durante dois meses, a autora observou e participou dos seus rituais e costumes religiosos de celebração da vida e da morte, as suas orações, sacrifícios de animais, cantos e danças feitas em homenagem ao Criador.

Neste segundo livro, a Ana Abrão mostra em fotografias, histórias escritas e narradas por ela, além de vídeos (acesso via QR Code, em português e inglês), a beleza e a identidade cultural de um povo minoritário que luta para preservar as suas tradições, ao mesmo tempo que resiste à pressão de uma maioria muçulmana.

A obra “KALASHA – Fotografias e histórias do povo Kalash, uma minoria animista das montanhas do Paquistão” foi reconhecida com uma Menção Honrosa num dos mais prestigiados concursos internacionais de fotografia, o IPA Book Awards, de Los Angeles.

Visualizar algumas páginas do livro “KALASHA

O livro “KALASHA” é um livro bilingue (em português e inglês) multimédia (com acesso via QR Code a 13 histórias narradas pela autora e 12 vídeos curtos), no formato 30x20cm, em capa dura com sobrecapa, com um total de 144 páginas com 162 fotografias a cores e ainda um portfólio e 13 histórias escritas. O PVP da obra é de 35 euros e pode ser encomendado diretamente em: https://anaabrao.com/loja/livro-kalasha/

Trata-se de uma obra de qualidade com boa qualidade de impressão e de encadernação, com fotografias deslumbrantes, algumas das quais a ocupar duplas páginas, para serem visualizadas no formato de 60x20cm, em panorâmica. Os textos bilingue são cuidados e transportam-nos às montanhas do Paquistão, onde habita o povo Kalash e, segundo as palavras da Ana Abrão: “A sua calorosa hospitalidade, a beleza natural, a culinária, a riqueza das tradições religiosas e os festivais oferecem uma experiência enriquecedora e memorável para quem desafia o estereótipo.”

Biografia da autora:

Ana Abrão, luso-brasileira a residir em Portugal há 23 anos, licenciou-se em Psicologia e fez o doutoramento em Psicologia/IT, na Universidade Federal de Uberlândia, no Brasil, tendo exercido funções docentes no ensino superior ao longo de vários anos. Viria depois a trocar o ensino pela fotografia profissional e, mais recentemente, passou a dedicar-se integralmente a projetos independentes de fotografia documental e à escrita.

Atualmente representa Portugal nos concursos internacionais de fotografia, tendo recebido vários prémios expressivos e participa com frequência em salões de fotografia como membro de júris nacionais e internacionais.

Tem o reconhecimento “Excellence” em arte fotográfica pela Photographic Society of America (PSA), além de “Artist” e “Excellence” pela associação europeia International Federation of Photographic Art (FIAP). É representante da Photographic Society of America em Portugal e curadora da comunidade de fotógrafos Olhares.com.

Ana Abrão é autora do livro “Outros Mundos – Um ano, um mês e uma semana de aventuras e fotografias na Ásia” e do livro “KALASHA – Fotografias e histórias do povo Kalash, uma minoria animista das montanhas do Paquistão”.

A sua exposição de fotografias “Outros Mundos”, patrocinada pela Fundação Oriente, de Lisboa, onde decorreu a primeira exibição, está itinerante por diversas galerias do país.

Para encomendas de exemplares do livro “KALASHA” ou mais informações:

https://anaabrao.com/loja/livro-kalasha/

e-mail: ana.abrao@gmail.com

Publicado em

Os castelos em Portugal na Idade Média

Neste episódio de “Falando de História“, Paulo M. Dias e Roger Lee de Jesus falaram com Miguel Gomes Martins, investigador do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa, sobre os castelos medievais portugueses. Ao longo deste episódio, que podem ouvir no Spotify, abordaram a sua origem e evolução arquitetónica, as formas como eram atacados e defendidos e ainda as polémicas obras de restauro a que foram sujeitos no séc. XX.

Pode adquirir a obra «Castelos – Maravilhas de Portugal / Castles – Wonders of Portugal» aqui.

Sugestões de leitura:

  • Miguel Gomes Martins – Guerreiros de Pedra. Castelos, Muralhas e Guerra de Cerco em Portugal na Idade Média: Esfera dos Livros, 2016.
  • Miguel Gomes Martins e Libório Manuel Silva – Castelos – Maravilhas de Portugal / Castles – Wonders of Portugal: Edições Centro Atlântico, 2019-2023, 2 vols.
  • Mário Jorge Barroca – «Do Castelo da Reconquista ao Castelo Românico, séc. IX a XII», Portvgalia: Revista de Arqueologia do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da FLUP, vol. 11-12, 1990-1991, p. 89-136, disponível online: http://hdl.handle.net/10216/8327
  • João Gouveia Monteiro – Os Castelos Portugueses dos finais da Idade Média. Presença, perfil, conservação, vigilância e comando: Colibri/Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1999.
Publicado em

“Prazeres Interrompidos” pelo Douro…

(ouvir no Spotify)

Este livro é um monumento ao Douro.

A qualidade das fotografias e do fotografado combinam na perfeição ao longo das páginas.

Ficamos maravilhados com a grandeza do rio e dos majestosos socalcos,

que nos recordam a luta entre o homem e o meio ambiente.

A experiência é única!

Magnífico texto de Rentes de Carvalho faz-nos penetrar naquele imaginário.

…”

(autor: Octávio Nuno)

Para comprar o livro “Douro – Maravilhas do Património / Heritage Wondersaqui.

Para também comprar o Volume II da obra “Douro – Maravilhas do Património / Heritage Wondersaqui.

Publicado em

Dia Mundial do Turismo

Dia Mundial do Turismo (WTD, World Tourism Day) celebra-se desde 1980, no dia 27 de setembro. Este dia foi escolhido por ser a data em que, no ano de 1970, entraram em vigor as diretivas que são consideradas como mais marcantes para o turismo global.

​Este dia promove a tomada de consciência sobre o valor social, cultural, político e económico do turismo e a contribuição desta atividade para serem alcançados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Sustainable Development Goals (SDGs).

Neste Dia Mundial do Turismo venha conhecer Portugal e o seu magnífico património através dos nossos Best-Sellers para turistas.

Publicado em

“Fashion on movement” recordada

Recordamos hoje aqui a exposição Fashion on movement em homenagem a João Manuel Magalhães, fundador do Museo Automovilístico y Moda (Museu do Automóvel e da Moda) e proprietário da coleção patente no museu – uma das coleções mais importantes da Europa.

João Manuel Magalhães faleceu aos 79 anos, no passado dia 9 de agosto (nascido a 10 de abril de 1945), e era neto do Comendador José António Ferreira de Magalhães, fundador do então grupo Baiona.

Conforme comunicado oficial do Museo Automovilístico y Moda:

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, emitiu uma nota de pesar pelo seu falecimento:

que pode ser lida no site oficial, em: https://www.presidencia.pt/atualidade/toda-a-atualidade/2023/08/presidente-da-republica-evoca-joao-magalhaes/

Na nota de pesar pode ler-se que: “João Magalhães dedicou a sua vida a esta importante coleção de automóveis de várias épocas e de vestidos e outros objetos de moda, numa combinação original e interessante. Aos familiares e amigos, o Presidente da República apresenta os seus sentimentos.“.

Ao longo dos anos, o colecionador português João Manuel Magalhães reuniu modelos de marcas de referência mundial como Ferrari, Lamborghini, Bentley, Aston Martin, Rolls Royce, Mercedes, e também, no mundo da moda, criações originais da Chanel, Valentino, Prada, Gucci, Versace, Dior, Balenciaga, Yamamoto, e Yves Saint Laurent, segundo o site do Museo Automovilístico y Moda, em Málaga.

Recordamos aqui a exposição Fashion on movement em homenagem a João Manuel Magalhães:

Publicado em

Rio e Serra à vista no Forte de Albarquel

A exposição fotográfica e documental “Um Rio, Uma Serra”, de Manuel Justo Gardete, está patente no Forte de Albarquel, em Setúbal, até dia 30 de setembro.

A mostra, inaugurada a 4 de agosto, pode ser vista de terça a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00, e aos sábados, das 10h00 às 13h00, sendo composta por 31 imagens de aspetos relacionados com o rio Sado, a cidade de Setúbal e a Serra da Arrábida.

A chaminé de uma antiga fábrica de conservas, embarcações tradicionais e festividades religiosas, como a Festa de Nossa Senhora da Arrábida, são algumas das imagens constantes em fotografias captadas entre 1993 e 2023 por Manuel Justo Gardete, médico residente em Setúbal.

O autor elegeu a fotografia como forma de registo e de expressão artística das viagens que realiza, destacando o património natural e a cultura das comunidades ribeirinhas, tendo exposto já em diversos pontos do país e em Macau. A exposição, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, inclui ainda o recurso audiovisual “Sado_Arrábida”.

Ver algumas imagens da exposição “Um Rio, Uma Serra“, aqui.

Publicado em

The Comedy Wildlife

“Não, por favor!” por Mary McGowan
© Mary McGowan/Comedy Wildlife Photography Awards 2018

THE COMEDY WILDLIFE!

A EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA MAIS DIVERTIDA DO ANO

CHEGOU AO CENTRO PORTUGUÊS DE FOTOGRAFIA

A Terra Esplêndida e o Comedy Wildlife Photography Awards, em parceria com o Centro Português de Fotografia, apresentam, até 29 de outubro de 2023, a exposição de fotografiaThe Comedy Wildlife”. Cerca de 150 fotografias numa exposição inédita em Portugal, que promete cativar e divertir toda a família através do humor patente nas suas fotografias, que provocarão muitos sorrisos, envolvendo o público no encanto da vida selvagem.

Continuar a ler The Comedy Wildlife
Publicado em

UPTEC promove concurso de fotografia e imagem criada através de IA

Candidaturas abertas até 10 de setembro de 2023, divididas em duas categorias — UPTEC dia a dia e Imagem gerada por Inteligência Artificial

UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto promove a primeira edição do concurso UPTEC — FOTOGRAFIA, IMAGENS E ROBOTS, com o objetivo de identificar e selecionar propostas com uma componente artística e conceptual para dar a conhecer e homenagear a UPTEC e o seu impacto social e económico. As fotografias e imagens a concurso devem espelhar situações, eventos, dinâmicas, objetivos ou edifícios que remetam para o empreendedorismo, a UPTEC e a sua esfera de influência.

O concurso conta com o apoio do IPF – Instituto Português de Fotografia e surge da intenção de sinalizar e revelar, através do registo fotográfico ou da conceção artística, as práticas ou impacto que o empreendedorismo (e/ou a UPTEC) tem na sociedade portuguesa e global, como também na paisagem, na mutação de espaços e a sua potencialidade futura para modificação de rotinas e mudanças de paradigmas. Espera-se que desta conjugação surjam fotografias ou imagens capazes de enaltecer e valorizar o conteúdo.

O concurso, que está a receber candidaturas até 10 de setembro, é dividido em duas categorias — UPTEC dia a dia e Imagem gerada por Inteligência Artificial. A Categoria 1 — UPTEC dia a dia — propõe qualquer relação que possa ser gerada ou que seja significativa com a UPTEC, em eventos, vivência na comunidade, influência na paisagem, ou com o mote do concurso. Por sua vez, na categoria 2 — Imagem gerada por Inteligência Artificial — é proposta a criação de imagens totalmente geradas por inteligência artificial. As imagens deverão ser hiper-realistas como um registo fotográfico e terão de ser sempre identificadas enquanto tal na sua submissão.

O vencedor da Categoria 1 receberá 250€ em formação de curta duração no Curso de Iniciação à fotografia, e o da Categoria 2 terá direito a um voucher de 250€ numa loja de tecnologia.

Depois de 15 anos de existência, a UPTEC já influenciou pessoas, projetos e inovações. Mesmo quando não é óbvio, o empreendedorismo e a inovação cruzam-se no nosso dia-a-dia e criam ligações com as empresas que florescem no país. Com este concurso, pretende-se perceber, através do registo fotográfico e criação de imagens, as conexões criadas com a UPTEC ou com as influências da sua atividade. Os olhares de quem vê de dentro e os olhares de que olha de fora. Se uma imagem vale mais do que mil palavras, queremos ver como entendem a UPTEC, dentro e fora dos limites de si própria e como o empreendedorismo lhes fica na retina.

As fotografias ou imagens a concurso podem ser submetidas até 10 de setembro aqui.