A 1.ª edição do concurso/exposição de fotografia “Guimarães – Expedição fotográfica” é uma iniciativa da Sociedade Martins Sarmento em colaboração com o Cineclube de Guimarães – Secção de Fotografia, contando desde já com os apoios do Centro Português de Fotografia e de Fotografia Portugal.
A entrega dos trabalhos a concurso decorrerá durante o mês de Outubro de 2016, tendo como data limite o dia 28.
O concurso/exposição de fotografia com o tema Guimarães destina‐se a estimular novas visões e revelações sobre Guimarães, cidade e concelho, sob variadas perspectivas, e a recolha e divulgação de um amplo e actualizado espólio fotográfico. Será também uma oportunidade de homenagear Francisco Martins Sarmento (1833‐1899) como pioneiro da fotografia.
A fotografia, para Martins Sarmento, foi um instrumento de importância fulcral no processo de investigação arqueológica e também para a divulgação dos seus achados e das conclusões dos seus trabalhos.
Vivia‐se um tempo ainda inicial (tinha poucas décadas a primeira imagem fotográfica conhecida) mas já de pujante desenvolvimento da ciência e da técnica que envolvem esta forma de registo de imagem que, com as suas inovadoras características e virtualidades, se inseria de pleno no espírito de curiosidade e de avanço do conhecimento característicos da época.
Sarmento verificou que as virtualidades da fotografia constituíam um poderoso e único meio de observação e documentação. Contudo, não se limitou a utilizar a fotografia como processo de recolha de imagem. Os seus cadernos revelam um estudo sistemático dos materiais, dos instrumentos e das técnicas, através, nomeadamente, do registo e discussão das experiências realizadas e dos seus resultados de modo a obter imagens cada vez mais perfeitas. O seu trabalho era realizado no estúdio que montou em anexo ao Palacete do Largo do Carmo, em Guimarães, e partilhava experiências com outros fotógrafos e investigadores. Por outro lado, fosse como forma de experimentação, fosse para recolha dos seus próprios álbuns, não circunscreveu o âmbito dos objectos fotografados aos trabalhos e peças arqueológicas; voltou‐se também para outros cenários, incluindo pessoas e ambientes naturais.
Em qualquer das suas vertentes, a actividade fotográfica de Francisco Martins Sarmento é na sua época ainda pioneira e o acervo que produziu tem importante significado, considerando‐se o volume e a riqueza documental que encerra.
A Sociedade Martins Sarmento, dando cumprimento a este programa, homenageia o seu patrono, sobretudo, dando continuidade a um caminho fecundo que ele próprio cultivou e apontou.
Guimarães tem sido amplamente fotografada, muito especialmente o seu Centro Histórico e Património Classificado. A Muralha ‐ Associação de Guimarães para a Defesa do Património, através de algumas das exposições fotográficas que sistematicamente tem levado a efeito, realizou verdadeiros levantamentos fotográficos que constituem valiosos contributos para a recolha de novas imagens e para a descoberta e revelação de objectos e temas menos observados ou até desconhecidos: pormenores de arquitectura, pontes, conjuntos rurais, … . O CineClube de Guimarães, designadamente, publicou três volumes dos seus Cadernos de Imagens em que, com acompanhamento de texto, se descortinam pessoas, grupos, ambientes que nos aproximam com outros olhos de realidades que nos cercam, por vezes num convívio decadente.
O objectivo a que a SMS agora se propõe, embora com a formulação “exposição/concurso”, pretende sobretudo constituir um processo de recolha e actualização de espólio fotográfico, estimulando os fotógrafos a procurarem objectos e visões que a si próprios se identifiquem e que eles próprios identifiquem em Guimarães ‐ todo o concelho ‐, sem qualquer limitação temática e com preocupação de qualidade, indispensável a que as imagens sejam úteis e interessantes.
Sugestão de consulta útil:
Livro “Guimarães Top-Secret / Segredos de Guimarães”
Para aprofundar conhecimentos ver: LIVROS TÉCNICOS FOTOGRAFIA
Faça aqui o download directo dos seguintes documentos (formato PDF):
- Guimarães_Expedição Fotográfica – Regulamento
- Guimarães_Expedição Fotográfica – Formulário de inscrição
- Guimarães_Expedição Fotográfica – Autorização parental (para menores)
Para mais informações contactar:
Sociedade Martins Sarmento
Rua Paio Galvão
4814-509 Guimarães
Telefone: +351 253 415 969
Email: guimaraes.expedicao.fotografica@msarmento.org
Blogue: http://pedraformosa.blogspot.pt
Facebook: https://pt‐pt.facebook.com/sociedade.martinssarmento