Publicado em

Photo Challenge – Rota do Românico – 16 de Maio – Porto and North of Portugal

Photo Challenge – Porto and North of Portugal

16 de Maio – Rota do Românico

com desconto sob o preço mencionado para fãs / seguidores da página FOTOGRAFIA Portugal (ficando o valor de 12,50 euros)

Inscrições via e-mail para: info@photochallenge.pt mencionando ser seguidor da página FOTOGRAFIA Portugal www.fotografiaportugal.pt para usufruir do desconto e enviar e-mail C/c: info@fotografiaportugal.pt

http://www.photochallenge.pt/

IgrejadeSãoLourenço (2)

Challenge Rota do Românico no próximo sábado, dia 16 de Maio

O challenge tem início em Penafiel, no Mosteiro de Paço de Sousa, uma das maiores referências nacionais da arquitetura românica. Aqui se encontra sepultado Egas Moniz, o lendário aio do rei D. Afonso Henriques.

Seguimos depois para o vale do Douro, com destino à Igreja de Tarouquela (Cinfães), cruzando o rio na localidade de Entre-os-Rios. Os curiosos cães de Tarouquela, esculpidos no portal principal daquela igreja, vão prender-lhe, certamente, o olhar.

A barragem de Carrapatelo, detentora da maior eclusa (35 metros) da Europa, servirá de passagem para o regresso à margem norte do Douro, a caminho do Marco de Canaveses e das Igrejas de São Nicolau e de Sobretâmega, guardiãs do rio Tâmega, outrora unidas pela submersa ponte de Canaveses.

Após o almoço regional, partiremos à descoberta do Mosteiro de Travanca, em Amarante, que se distingue pelas suas invulgares dimensões e pela importância da sua ornamentação escultórica, bem como pela extraordinária torre que ladeia a igreja, onde se destaca o belo portal.

Seguiremos depois para Felgueiras e para um vale de verde exuberante onde se ergue, majestoso, um dos mais importantes mosteiros beneditinos do Entre-Douro-e-Minho: Santa Maria de Pombeiro. Os capitéis do portal principal são um notável exemplo de escultura românica.

Concluiremos a visita à Rota do Românico em Paços de Ferreira, no Mosteiro de Ferreira, um dos mais singulares monumentos do românico português. Fronteira à sua fachada principal, conserva-se a ruína de uma galilé de função funerária, excelente testemunho deste tipo de construção.

Durante o percurso o participante será desafiado a captar imagens de acordo com o desafio proposto no envelope entregue no ponto de partida.

Este challenge inclui o transporte, kit de sobrevivência, envelope de desafio, colete, cartão de participação e almoço.