Dicas de Fotografia

Dicas de FOTOGRAFIA destina-se a apoiar de uma forma didáctica a aprendizagem sobre fotografia aos utilizadores iniciados e amadores.

As Dicas de Fotografia podem ser documentos no formato PDF, vídeos ou outros, disponíveis gratuitamente para utilizadores registados no site.

Caso não esteja ainda registado no site, registe-se por favor aqui.

Os primeiros documentos gratuitos no formato PDF já estão disponíveis:

FOCO (III) – Onde Focar (Novo)

dica-013-1_1

FOCO (III) – Onde Focar

Por: Ana Mestre Photographia

(6 páginas, formato PDF)

Na fotografia, temos o poder de decidir aquilo que queremos em destaque e aquilo que queremos que passe despercebido no enquadramento.

Diferentes fotografias e conceitos requerem diferentes abordagens no que toca ao momento de focar e é preciso ter  em mente qual  o resultado final pretendido, para podermos tomar as decisões certas. Claro que, tudo o que são regras, podem ser quebradas (às vezes…), e como tal, esta dica pretende apenas  dar-te  algumas  sugestões sobre o local  onde deves focar nalguns tipos de fotografia, para que os olhos do observador a leiam correctamente e, a  partir  daí,  poderás  desenvolver a  tua  própria  linguagem / abordagem fotográfica. Qual é o tema da fotografia? O que queres contar? Qual a mensagem que queres passar?

FOCO (II) – Profundidade de Campo (PDC)

dica-012-1-foco-ii-profundidade-de-campo

FOCO (II) – Profundidade de Campo (PDC)

Por: Ana Mestre Photographia

(6 páginas, formato PDF)

Quando usada correcta e criativamente, a Profundidade de Campo (PDC), pode levar o fotógrafo a destacar-se de outros, mostrando da melhor forma, a sua própria interpretação da cena e dos espaço da mesma. A PDC ajuda-nos a dar tridimensionalidade às imagens e, aliada a boas perspectivas e bons jogos de sombra/luz cria imagens fantásticas. Nesta dica , pretendo dar-te a conhecer esta técnica e alguns conselhos sobre como poderás controlá-la.

Como aplicar o Photoshop em fotografias vintage?

01-zaask-p1-br

Como aplicar o Photoshop em fotografias vintage?

Por: Ana Nabais

(4 páginas, formato PDF)

O vintage fez parte do passado, mas está agora a voltar com toda a sua força, quer seja na moda, na decoração, ou mesmo na fotografia. Relativamente a esta última, se, por um lado, os filtros vintage já marcam presença em quase todos os editores de imagens, por outro, vemos um crescente gosto, por parte das pessoas, em deixarem-se fotografar num ambiente que remonta aos anos 20, 30, 40, 50 ou 60, até mesmo vestidas com as roupas feitas nessa época. E, apesar de estas fotografias não serem exactamente como as originais, são sempre muito divertidas de se tirar, até porque levantam um pouco do véu do que foram esses tempos tão icónicos.

Melhora as tuas fotos das férias

Dica 010 1_1

MELHORA AS TUAS FOTOS DAS FÉRIAS

Por: Ana Mestre Photographia

(5 páginas, formato PDF)

Quer fiquemos pelo nosso país ou façamos uma viagem exótica, todos gostamos de relembrar os bons momentos que passamos nas férias e é aqui que entra a fotografia.

Muitas vezes vivemos momentos inesquecíveis com a família e os amigos e ficamos frustrados quando as imagens que recolhemos não correspondem às  nossas expectativas .  Nesta  dica  pretendo  dar-te  alguns  conselhos para  que  possas  melhorar  as  fotografias  que  fazes  durante  as  férias .

Pequenas  sugestões  que,  acredita,  farão  a  diferença  na  hora  do  clique.

FOCO (I) – Modos de Focagem

009 - Foco-Modos de Focagem2_1

FOCO (I) – Modos de Focagem

Por: Ana Mestre Photographia

(5 páginas, formato PDF)

O foco é dos elementos mais importantes numa fotografia e, infelizmente, é muitas vezes deixado para  “segundo plano” . Muitas  vezes  perdemos  uma boa fotografia por falhas na hora de focar. Excepto em casos muito específicos,  todas as  fotos  devem  ter um  ponto focal,  ponto no enquadramento onde a nitidez é maior.

Esta  dica  é  a  primeira  de  quatro  dicas  sobre  este  tema  (O FOCO),  que pretendem  dar-te as  ferramentas  que necessitas  para controlar melhor o foco  e conseguir fotografias  de melhor  qualidade.  Nesta, mostrar-te-ei os modos de focagem disponíveis na maior parte das câmaras digitais e como e quando deves utilizar cada um.

RETRATO

008 - RETRATO1

RETRATO

Por: Ana Mestre Photographia

(6 páginas, formato PDF)

É considerado um retrato, qualquer fotografia onde seja incluída uma ou mais pessoas. Parece fácil, não é? Fotografar alguém é só pedir um sorriso, apontar e disparar. Não…

A fotografia de retrato tem algumas singularidades e é sobre algumas delas que vou escrever nesta dica.

Pretendo dar-te a conhecer alguns truques para melhorares os teus retratos, dos amigos, da família ou até de outras pessoas que te peçam para fazer umas fotos, sem grandes técnicas ou “artefactos”.

STREET PHOTOGRAPHY – FOTOGRAFIA DE RUA

Dica 7a

STREET PHOTOGRAPHY – FOTOGRAFIA DE RUA

Por: Ana Mestre Photographia

(6 páginas, formato PDF)

Já  dizia  Henri Cartier-Bresson  que  “Não há  no mundo,  que não tenha um momento decisivo.”

A  fotografia  de  rua  ou  street  photography  (SP),  como é  mais chamada entre fotógrafos, vive disso mesmo, da capacidade de explorar o ambiente urbano e captar aqueles momentos que, no comum da vida quotidiana, se destacam  e  que não  voltarão a  repetir-se. E com isto, contar uma história.

Neste  artigo,  quero  ajudar-te  a  melhorar  as  tuas fotografias de rua, com algumas  dicas  de  como  deves  comportar – te,  como  reagir  a  algumas situações  comuns  e   que  equipamento  e  técnica  podes  utilizar  para conseguir os resultados que pretendes.

Fotografia a preto e branco

006 - Fotografia a Preto e Branco 1

FOTOGRAFIA A PRETO E BRANCO

Por: Ana Mestre Photographia

(6 páginas, formato PDF)

Até 1907, a fotografia a preto e branco (P&B) era a única opção para quem queria retratar o Mundo. Com a evolução e as novas tecnologias, passámos a  poder  criar  imagens  a cores.  Então  porque continuamos a fotografar a preto e branco? E porque é que muitos fotógrafos têm esta como a melhor opção para as suas imagens?

“Com o preto e branco e todas as gamas de cinza  posso me concentrar na densidade das pessoas, suas atitudes, seus olhares, sem que estes sejam parasitados pela cor” (Sebastião Salgado)

Inicia-te na fotografia de paisagem

005-Inicia-te-na-Fotografia-de-Paisagem1

Inicia-te na fotografia de paisagem

Por: Ana Mestre Photographia

(6 páginas, formato PDF)

A fotografia de paisagem é, na minha opinião, a  área  mais  técnica  da  fotografia.  A  arte também está lá mas é-nos dada pela própria paisagem  e  pela  natureza  que  a  compõe.

Tudo o resto é técnica e é essa que precisamos entender  se  quisermos  conseguir  boas imagens deste tema. É necessário entender a própria paisagem e as suas variações mas também   alguns   conceitos   fotográficos essenciais, assim como o equipamento que vamos usar para poder tirar, deste, o maior partido possível.

Com esta dica,  pretendo dar-te as ferramentas básicas para te iniciares neste mundo  das  fascinantes  imagens  de paisagens, mas não te esqueças que, após essa iniciação, ainda terás muito que estudar e experimentar.

Fotografar fogos de artifício

DF_AMM_004_p1_20151228

FOTOGRAFAR FOGOS DE ARTIFÍCIO

Por: Ana Mestre Photographia

(4 páginas, formato PDF)

Depois  do  Natal, das luzinhas,  dos  doces,  do bacalhau e da família, nada como acabar o ano  com  uma grande  e  glamourosa  festa.

Há muita coisa que podemos fotografar na festa de fim de ano, mas é claro que as mais desejadas são as fotos dos fogos de artifício.

Nesta dica, vou ensinar-te a fazer boas fotografias  quando o céu se ilumina de cores e  luzes, mesmo  que  tenhas  uma  pequena  máquina  fotográfica  compacta.

Fotografar a magia do Natal

Fotografar a magia do natal_1

FOTOGRAFAR A MAGIA DO NATAL

Por: Ana Mestre Photographia

Nesta  época,  todos  gostamos  de captar o ambiente mágico que se cria nas  ruas  da  cidade  iluminada  pelas luzes de natal. E gostamos mais ainda de  fotografar  a  decoração que tanto nos  esmerámos  a  fazer  este  ano,  a árvore  de  natal,  as  luzes  na janela…

E quando chega a grande noite, quem não  gosta  de  fazer  umas  boas  fotografias  com  a  família  toda  junta?

Nesta dica especial de natal, vou explicar-te como podes conseguir obter as imagens que sempre quiseste fazer nesta época.

Como ser mais criativo

 DF_AMM_002_p1_20151205 BR

COMO SER MAIS CRIATIVO

Por: Ana Mestre Photographia

Todos nascemos criativos. Talvez haja pessoas em que essa característica se desenvolve com maior facilidade mas a verdade é que a criatividade é algo que se treina e que precisa de estímulo constante para ser mantida.

Nesta dica, não vou ensinar-te a ser criativo, vou antes dar-te algumas ferramentas que poderão ajudar-te a treinar a criatividade que já existe em ti.

Fotografia de produto em casa

DF_AMM_001_p1_20151122

FOTOGRAFIA DE PRODUTO EM CASA

Por: Ana Mestre Photographia

Pretendes melhorar as tuas fotogra­fias de produto para vender em bancos de imagens?

Pretendes melhorar as fotografi­as dos produtos que vendes na internet e com isso melhorar a imagem da tua loja online, do blog ou da tua página do facebook?

Tens um orçamento apertado e não podes gastar balúrdios em equipamento de estúdio?

Então esta dica é para ti!!!

Tabela TEMPERATURA DA COR

Os valores de temperatura estão em graus Kelvin e são apenas indicativos (aproximados). Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos a referir-nos ao calor físico mas sim à tonalidade de cor que ela apresenta ao ambiente. Luz com tonalidade de cor mais suave torna-se mais aconchegante e relaxante, luz mais clara mais estimulante. Curiosamente, costumam designar-se por QUENTES cores alaranjadas e avermelhadas sendo contudo das que apresentam menos temperatura da cor, enquanto que cores designadas FRIAS como os azuis são das que apresentam maior temperatura da cor.

Esta tabela destina-se a utilizadores iniciados em fotografia e amadores.

tabela2

Tabela CÁBULA DA FOTOGRAFIA

Tabela de apoio à utilização em modo manual de parâmetros fotográficos:

  • Abertura do diafragma (f/..)
  • Velocidade de obturação (ou Tempo de exposição)
  • Sensibilidade (ISO …)
  • Exposição (EV)
  • Balanceamento de brancos

Esta tabela destina-se a utilizadores iniciados em fotografia e amadores.

tabela1

Ver também o artigo:

GPS - coordenadas Parque Devesa - Comentado

Como saber as coordenadas geográficas de um local sem uso de GPS” que ajuda a determinar as coordenadas GPS no caso da sua máquina fotográfica não registar as coordenadas GPS de um local onde fez fotos. É muito fácil de ver as coordenadas GPS a partir de uma morada ou de uma pesquisa de um qualquer local no mundo. Ler aqui o artigo completo.