Publicado em

“Dark Sky Alqueva”, de Miguel Claro é um dos “mais belos livros do ano”

capa-livro-ca-darksky_1000px

O livro “Dark Sky Alqueva“, da autoria do astrofotógrafo Miguel Claro, foi eleito pelo jornal Público como um dos “Mais Belos Livros do Ano“!

Ver notíciaOs mais belos livros do ano” do professor Carlos Fiolhais, onde se inclui o livro “Dark Sky Alqueva – O Destino das Estrelas / A Star Destination“.

Os mais belos livros do ano - PÚBLICO - so DARK SKY ALQUEVA

capa-livro-ca-darksky_1000px

Dark Sky Alqueva – O Destino das Estrelas / A Star Destination

Autor: Miguel Claro

160 págs. (a cores, em edição de luxo: capa dura com sobrecapa)

A Terra está na zona habitável do Sol. Gerou vida inteligente e curiosa, deliciada com o mundo, mas a sua própria evolução retirou-lhe o céu estrelado que a envolveu até há poucas centenas de anos.

Este parapeito fabuloso está repleto de luz e movimento, mas o que o rodeia ficou ofuscado pelo seu próprio brilho: nos nossos dias a maioria das pessoas nunca viu a Via Láctea.

Para combater a poluição luminosa, culpada por este apagão do céu, foi criada a Reserva Dark Sky® Alqueva, no Alentejo, o primeiro destino do mundo certificado como “Destino Turístico Starlight” por parte da Fundação Starlight, apoiada pela UNESCO e pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas. Nesta zona é possível observar o céu dos nossos antepassados e a dinâmica celeste que ocorre ao longo de uma noite num registo astro fotográfico. É uma das formas de mostrar e comunicar ao mundo a importância da astronomia, enfatizando a grandiosidade do património arquitectónico, cultural e paisagístico, numa união entre o céu e a terra, uma simbiose perfeita em que através da expressão fotográfica “beleza, ciência e arte”, caminharam lado-a-lado, permitindo registar imagens desde fenómenos celestes como o Airglow e a Luz Zodiacal, à deslumbrante presença da Via Láctea, que repleta de enxames de estrelas, nebulosas e poeira interestelar, se vai tornar inesquecível. Fotografar o céu, escrever com luz, é uma das formas mais eficazes de comunicar ciência.

Venha ver por si.