Booking.com
Dicas de FOTOGRAFIA destina-se a apoiar de uma forma didáctica a aprendizagem sobre fotografia aos utilizadores iniciados e amadores.
As Dicas de Fotografia podem ser documentos no formato PDF, vídeos ou outros, disponíveis gratuitamente para utilizadores registados no site.
Caso não esteja ainda registado no site, registe-se por favor aqui.
Os primeiros documentos gratuitos no formato PDF já estão disponíveis:
FOTOGRAFAR NA CHUVA
Por: Ana Mestre Photographia
(6 páginas, formato PDF)
Fotografar em dias de chuva não é tarefa fácil. Apesar de haver no mercado câmaras à prova de água, as máquinas profissionais não o são e, este é o maior problema dos fotógrafos que querem ir para a rua captar as imagens maravilhosas que podem surgir em dias chuvosos.
Quem é que nunca viu fotografias fantásticas de gotas de água a cair de telhados, de pessoas de guarda-chuvas coloridos, reflexos, texturas, e não se roeu de inveja a pensar “como é que eles fazem”?!
Este tipo de fotografia transforma-se num verdadeiro desafio e pode ser muito viciante.
Fotografia de Natureza
Por: Ana Mestre Photographia
(6 páginas, formato PDF)
O Mundo Natural, inspira, há muito tempo, fotógrafos e outros artistas. Costumo dizer que a natureza é a minha artista preferida, pela forma como pinta o céu ao fim e ao inicio dos dias, pelas cores maravilhosas com que se veste no outono, pelas formas maravilhosas que apresenta em flores, texturas de folhas, e pelo mundo mágico dos cogumelos que nos transportam à infância e aos filmes da Disney.
Fotografar pode ser uma óptima desculpa para um passeio na floresta, actividade que, como está mais que provado, tem inúmeros benefícios para a nossa saúde. Se aliado a isso, podermos trazer imagens maravilhosas para a nossa colecção, tanto melhor.
Neste artigo, dou-te quatro dicas essenciais para poderes melhorar as tuas fotografias de plantas, líquenes, cogumelos ou até insectos.
Foco (IV) – Distância Hiperfocal
Foco (IV) – Distância Hiperfocal
Por: Ana Mestre Photographia
(6 páginas, formato PDF)
Em fotografias em que temos diversos elementos, a diferentes distâncias da câmara, ou seja, vários planos, geralmente, pretendemos ter, na imagem final, o maior número de elementos em foco, para que fiquem nítidos. As fotografias de paisagem são o melhor exemplo do descrito acima, mas existem outras. Até podemos saber que, à partida, um maior valor de abertura e distâncias focais curtas (grande-angular) maximizam a profundidade de. Então e isso não chega? Não! Se queres ser rigoroso e fazer fotografias fantásticas e com a máxima nitidez possível, aprende com esta dica o que é a Distância Hiperfocal e como podes tirar partido dela.
COMO ESCOLHER A CÂMARA IDEAL
Por: Ana Mestre Photographia
(6 páginas, formato PDF)
O primeiro ponto onde terás que te focar para escolher a câmara ideal é o uso que farás dela. Hoje em dia, existem no mercado uma panóplia de marcas e modelos diferentes, o que poderá dificultar muito na hora de escolher aquela que servirá melhor os teus propósitos. Desta forma, se souberes exactamente para quê e como vais usar a tua nova câmara, podes à partida, filtrar grande parte dos equipamentos disponíveis.
Para simplificar, criei 4 tipos de fotógrafos (ou aspirantes) e explico a seguir qual a câmara ideal para cada um deles e as principais características a ter em conta na hora de escolher. A maior diferença entre os quatro grupos de câmaras que refiro a seguir, são o tamanho dos sensores, e as opções técnicas e estéticas disponíveis.
Tenta perceber em qual te encaixas.
Fotografar com o Telemóvel / Smartphone (Novo)
FOTOGRAFAR COM O TELEMÓVEL / SMARTPHONE
Por: Ana Mestre Photographia
(6 páginas, formato PDF)
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, as câmaras dos smartphones estão, cada vez mais, a aproximar-se da qualidade das câmaras dslr ou mirrorless profissionais, tendo já ultrapassado o nível de muitas compactas no mercado. Na minha opinião, e segundo pesquisas que fiz, os smartphones ainda não podem substituir uma boa máquina fotográfica nem uma boa lente, mas como alguém disse um dia, “A melhor câmara é aquela que tens à mão”, e nesse ponto, os telemóveis ganham por muito.
Nesta dica, dividida em 5 pontos, pretendo dar-te a conhecer alguns truques que poderás usar para tirar mais partido da câmara do teu telemóvel e melhorar a qualidade técnica e estéticas das tuas fotografias.
FOCO (III) – Onde Focar (Novo)
FOCO (III) – Onde Focar
Por: Ana Mestre Photographia
(6 páginas, formato PDF)
Na fotografia, temos o poder de decidir aquilo que queremos em destaque e aquilo que queremos que passe despercebido no enquadramento.
Diferentes fotografias e conceitos requerem diferentes abordagens no que toca ao momento de focar e é preciso ter em mente qual o resultado final pretendido, para podermos tomar as decisões certas. Claro que, tudo o que são regras, podem ser quebradas (às vezes…), e como tal, esta dica pretende apenas dar-te algumas sugestões sobre o local onde deves focar nalguns tipos de fotografia, para que os olhos do observador a leiam correctamente e, a partir daí, poderás desenvolver a tua própria linguagem / abordagem fotográfica. Qual é o tema da fotografia? O que queres contar? Qual a mensagem que queres passar?
FOCO (II) – Profundidade de Campo (PDC)
FOCO (II) – Profundidade de Campo (PDC)
Por: Ana Mestre Photographia
(6 páginas, formato PDF)
Quando usada correcta e criativamente, a Profundidade de Campo (PDC), pode levar o fotógrafo a destacar-se de outros, mostrando da melhor forma, a sua própria interpretação da cena e dos espaço da mesma. A PDC ajuda-nos a dar tridimensionalidade às imagens e, aliada a boas perspectivas e bons jogos de sombra/luz cria imagens fantásticas. Nesta dica , pretendo dar-te a conhecer esta técnica e alguns conselhos sobre como poderás controlá-la.
Como aplicar o Photoshop em fotografias vintage?
Como aplicar o Photoshop em fotografias vintage?
Por: Ana Nabais
(4 páginas, formato PDF)
O vintage fez parte do passado, mas está agora a voltar com toda a sua força, quer seja na moda, na decoração, ou mesmo na fotografia. Relativamente a esta última, se, por um lado, os filtros vintage já marcam presença em quase todos os editores de imagens, por outro, vemos um crescente gosto, por parte das pessoas, em deixarem-se fotografar num ambiente que remonta aos anos 20, 30, 40, 50 ou 60, até mesmo vestidas com as roupas feitas nessa época. E, apesar de estas fotografias não serem exactamente como as originais, são sempre muito divertidas de se tirar, até porque levantam um pouco do véu do que foram esses tempos tão icónicos.
Melhora as tuas fotos das férias
MELHORA AS TUAS FOTOS DAS FÉRIAS
Por: Ana Mestre Photographia
(5 páginas, formato PDF)
Quer fiquemos pelo nosso país ou façamos uma viagem exótica, todos gostamos de relembrar os bons momentos que passamos nas férias e é aqui que entra a fotografia.
Muitas vezes vivemos momentos inesquecíveis com a família e os amigos e ficamos frustrados quando as imagens que recolhemos não correspondem às nossas expectativas . Nesta dica pretendo dar-te alguns conselhos para que possas melhorar as fotografias que fazes durante as férias .
Pequenas sugestões que, acredita, farão a diferença na hora do clique.
FOCO (I) – Modos de Focagem
Por: Ana Mestre Photographia
(5 páginas, formato PDF)
O foco é dos elementos mais importantes numa fotografia e, infelizmente, é muitas vezes deixado para “segundo plano” . Muitas vezes perdemos uma boa fotografia por falhas na hora de focar. Excepto em casos muito específicos, todas as fotos devem ter um ponto focal, ponto no enquadramento onde a nitidez é maior.
Esta dica é a primeira de quatro dicas sobre este tema (O FOCO), que pretendem dar-te as ferramentas que necessitas para controlar melhor o foco e conseguir fotografias de melhor qualidade. Nesta, mostrar-te-ei os modos de focagem disponíveis na maior parte das câmaras digitais e como e quando deves utilizar cada um.
RETRATO
Por: Ana Mestre Photographia
(6 páginas, formato PDF)
É considerado um retrato, qualquer fotografia onde seja incluída uma ou mais pessoas. Parece fácil, não é? Fotografar alguém é só pedir um sorriso, apontar e disparar. Não…
A fotografia de retrato tem algumas singularidades e é sobre algumas delas que vou escrever nesta dica.
Pretendo dar-te a conhecer alguns truques para melhorares os teus retratos, dos amigos, da família ou até de outras pessoas que te peçam para fazer umas fotos, sem grandes técnicas ou “artefactos”.
STREET PHOTOGRAPHY – FOTOGRAFIA DE RUA
STREET PHOTOGRAPHY – FOTOGRAFIA DE RUA
Por: Ana Mestre Photographia
(6 páginas, formato PDF)
Já dizia Henri Cartier-Bresson que “Não há no mundo, que não tenha um momento decisivo.”
A fotografia de rua ou street photography (SP), como é mais chamada entre fotógrafos, vive disso mesmo, da capacidade de explorar o ambiente urbano e captar aqueles momentos que, no comum da vida quotidiana, se destacam e que não voltarão a repetir-se. E com isto, contar uma história.
Neste artigo, quero ajudar-te a melhorar as tuas fotografias de rua, com algumas dicas de como deves comportar – te, como reagir a algumas situações comuns e que equipamento e técnica podes utilizar para conseguir os resultados que pretendes.
FOTOGRAFIA A PRETO E BRANCO
Por: Ana Mestre Photographia
(6 páginas, formato PDF)
Até 1907, a fotografia a preto e branco (P&B) era a única opção para quem queria retratar o Mundo. Com a evolução e as novas tecnologias, passámos a poder criar imagens a cores. Então porque continuamos a fotografar a preto e branco? E porque é que muitos fotógrafos têm esta como a melhor opção para as suas imagens?
“Com o preto e branco e todas as gamas de cinza posso me concentrar na densidade das pessoas, suas atitudes, seus olhares, sem que estes sejam parasitados pela cor” (Sebastião Salgado)
Inicia-te na fotografia de paisagem
Inicia-te na fotografia de paisagem
Por: Ana Mestre Photographia
(6 páginas, formato PDF)
A fotografia de paisagem é, na minha opinião, a área mais técnica da fotografia. A arte também está lá mas é-nos dada pela própria paisagem e pela natureza que a compõe.
Tudo o resto é técnica e é essa que precisamos entender se quisermos conseguir boas imagens deste tema. É necessário entender a própria paisagem e as suas variações mas também alguns conceitos fotográficos essenciais, assim como o equipamento que vamos usar para poder tirar, deste, o maior partido possível.
Com esta dica, pretendo dar-te as ferramentas básicas para te iniciares neste mundo das fascinantes imagens de paisagens, mas não te esqueças que, após essa iniciação, ainda terás muito que estudar e experimentar.
FOTOGRAFAR FOGOS DE ARTIFÍCIO
Por: Ana Mestre Photographia
(4 páginas, formato PDF)
Depois do Natal, das luzinhas, dos doces, do bacalhau e da família, nada como acabar o ano com uma grande e glamourosa festa.
Há muita coisa que podemos fotografar na festa de fim de ano, mas é claro que as mais desejadas são as fotos dos fogos de artifício.
Nesta dica, vou ensinar-te a fazer boas fotografias quando o céu se ilumina de cores e luzes, mesmo que tenhas uma pequena máquina fotográfica compacta.
FOTOGRAFAR A MAGIA DO NATAL
Por: Ana Mestre Photographia
Nesta época, todos gostamos de captar o ambiente mágico que se cria nas ruas da cidade iluminada pelas luzes de natal. E gostamos mais ainda de fotografar a decoração que tanto nos esmerámos a fazer este ano, a árvore de natal, as luzes na janela…
E quando chega a grande noite, quem não gosta de fazer umas boas fotografias com a família toda junta?
Nesta dica especial de natal, vou explicar-te como podes conseguir obter as imagens que sempre quiseste fazer nesta época.
COMO SER MAIS CRIATIVO
Por: Ana Mestre Photographia
Todos nascemos criativos. Talvez haja pessoas em que essa característica se desenvolve com maior facilidade mas a verdade é que a criatividade é algo que se treina e que precisa de estímulo constante para ser mantida.
Nesta dica, não vou ensinar-te a ser criativo, vou antes dar-te algumas ferramentas que poderão ajudar-te a treinar a criatividade que já existe em ti.
FOTOGRAFIA DE PRODUTO EM CASA
Por: Ana Mestre Photographia
Pretendes melhorar as tuas fotografias de produto para vender em bancos de imagens?
Pretendes melhorar as fotografias dos produtos que vendes na internet e com isso melhorar a imagem da tua loja online, do blog ou da tua página do facebook?
Tens um orçamento apertado e não podes gastar balúrdios em equipamento de estúdio?
Então esta dica é para ti!!!
Os valores de temperatura estão em graus Kelvin e são apenas indicativos (aproximados). Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos a referir-nos ao calor físico mas sim à tonalidade de cor que ela apresenta ao ambiente. Luz com tonalidade de cor mais suave torna-se mais aconchegante e relaxante, luz mais clara mais estimulante. Curiosamente, costumam designar-se por QUENTES cores alaranjadas e avermelhadas sendo contudo das que apresentam menos temperatura da cor, enquanto que cores designadas FRIAS como os azuis são das que apresentam maior temperatura da cor.
Esta tabela destina-se a utilizadores iniciados em fotografia e amadores.
Tabela de apoio à utilização em modo manual de parâmetros fotográficos:
- Abertura do diafragma (f/..)
- Velocidade de obturação (ou Tempo de exposição)
- Sensibilidade (ISO …)
- Exposição (EV)
- Balanceamento de brancos
Esta tabela destina-se a utilizadores iniciados em fotografia e amadores.
Ver também o artigo:
“Como saber as coordenadas geográficas de um local sem uso de GPS” que ajuda a determinar as coordenadas GPS no caso da sua máquina fotográfica não registar as coordenadas GPS de um local onde fez fotos. É muito fácil de ver as coordenadas GPS a partir de uma morada ou de uma pesquisa de um qualquer local no mundo. Ler aqui o artigo completo.