Recordamos hoje aqui a exposição Fashion on movement em homenagem a João Manuel Magalhães, fundador do Museo Automovilístico y Moda (Museu do Automóvel e da Moda) e proprietário da coleção patente no museu – uma das coleções mais importantes da Europa.
João Manuel Magalhães faleceu aos 79 anos, no passado dia 9 de agosto (nascido a 10 de abril de 1945), e era neto do Comendador José António Ferreira de Magalhães, fundador do então grupo Baiona.
Conforme comunicado oficial do Museo Automovilístico y Moda:
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, emitiu uma nota de pesar pelo seu falecimento:
que pode ser lida no site oficial, em: https://www.presidencia.pt/atualidade/toda-a-atualidade/2023/08/presidente-da-republica-evoca-joao-magalhaes/
Na nota de pesar pode ler-se que: “João Magalhães dedicou a sua vida a esta importante coleção de automóveis de várias épocas e de vestidos e outros objetos de moda, numa combinação original e interessante. Aos familiares e amigos, o Presidente da República apresenta os seus sentimentos.“.
Ao longo dos anos, o colecionador português João Manuel Magalhães reuniu modelos de marcas de referência mundial como Ferrari, Lamborghini, Bentley, Aston Martin, Rolls Royce, Mercedes, e também, no mundo da moda, criações originais da Chanel, Valentino, Prada, Gucci, Versace, Dior, Balenciaga, Yamamoto, e Yves Saint Laurent, segundo o site do Museo Automovilístico y Moda, em Málaga.
Recordamos aqui a exposição Fashion on movement em homenagem a João Manuel Magalhães: