A exposição fotográfica e documental “Um Rio, Uma Serra”, de Manuel Justo Gardete, está patente no Forte de Albarquel, em Setúbal, até dia 30 de setembro.
A mostra, inaugurada a 4 de agosto, pode ser vista de terça a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00, e aos sábados, das 10h00 às 13h00, sendo composta por 31 imagens de aspetos relacionados com o rio Sado, a cidade de Setúbal e a Serra da Arrábida.
A chaminé de uma antiga fábrica de conservas, embarcações tradicionais e festividades religiosas, como a Festa de Nossa Senhora da Arrábida, são algumas das imagens constantes em fotografias captadas entre 1993 e 2023 por Manuel Justo Gardete, médico residente em Setúbal.
O autor elegeu a fotografia como forma de registo e de expressão artística das viagens que realiza, destacando o património natural e a cultura das comunidades ribeirinhas, tendo exposto já em diversos pontos do país e em Macau. A exposição, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, inclui ainda o recurso audiovisual “Sado_Arrábida”.
Ver algumas imagens da exposição “Um Rio, Uma Serra“, aqui.